5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

A SIEPE é um evento realizado há cinco anos pela Universidade Federal do Paraná, integrando ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, reunirá a 21ª edição do Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 6º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI), o 12º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 12º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC). A SIEPE tem como meta consolidar a periodicidade anual da reunião de pesquisadores da UFPR e extensionistas. Além disso, proporciona aos estudantes de graduação, pós-graduação e toda a comunidade uma troca de conhecimentos, mediante a discussão de temas atuais. Estimula, também, a interação entre professores, pesquisadores e extensionistas.

Este é um evento que divulga interna e externamente os trabalhos de iniciação científica, os de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, os projetos e programas de extensão e as atividades formativas desenvolvidas no âmbito desta instituição.

Em face da multidisciplinaridade destes eventos constata-se um grande conjunto de temas relevantes que são abordados tanto na iniciação científica quanto na inovação tecnológica, na extensão e no ensino. Basta observar o elevado número de trabalhos inscritos no evento de 2012 - a 4ª SIEPE - que teve 1.872 trabalhos apresentados. Para 2013, este número está estimado em mais de 2.100 trabalhos.

Objetivos

  • Apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Científico e Tecnológico, programas e projetos de extensão e de ensino.

  • Apresentar os resultados dos trabalhos, processos tecnológicos e produtos desenvolvidos pelos alunos de Inovação Tecnológica durante o período de agosto de 2012 a julho de 2013.

  • Avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o que é realizado por comissões avaliadoras compostas por professores da UFPR, durante as sessões de apresentação de pôsteres e nas exposições orais.

  • Realizar oficinas e palestras em diversas áreas temáticas.

  • Publicar os resumos dos trabalhos na forma impressa no Livro de Resumos e no formato eletrônico do 21º. EVINCI e 6º. EINTI, 12º ENAF, 12º ENEC e 3º Evento Bolsa UFPR 100 Anos.

  • Promover a discussão dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão e a troca de experiência entre os participantes.

  • Contribuir para o conhecimento, reflexão e desenvolvimento do espírito crítico dos alunos participantes do evento, durante a apresentação de trabalhos e promover palestras e debates.

  • Propiciar a visitação e a disseminação da pesquisa, atividades formativas e de extensão da UFPR pela comunidade.