21º Evento de Iniciação Científica

O Evento de Iniciação Científica pelo 21º ano (21ºEVINCI) é um evento no qual participam bolsistas e voluntários de vários programas e projetos de pesquisa. O objetivo é mostrar a comunidade interna e externa os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas e outros acadêmicos. As apresentações são obrigatórias para os participantes dos Programas da UFPR.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, desde o final da década de oitenta possibilita a efetividade do objetivo da UFPR : aumentar a participação dos graduandos na produção do conhecimento, a fim de desenvolver habilidades para a atividade de pesquisa e contribui efetivamente para a formação de novos pesquisadores. A bolsa de Iniciação Científica, no Brasil, é uma modalidade existente no CNPq desde a sua criação em 1951, elas representam a inserção do aluno na pesquisa e oportunizam melhor qualificação profissional e está voltada para o conhecimento científico e tecnológico. Uma das exigências deste programa é a realização de um seminário final para avaliação dos resultados das pesquisas realizadas durante um ano.

O primeiro seminário denominado Evento de Iniciação científica (EVINCI) na UFPR, foi realizado em 1993 com apresentação de 317 trabalhos da UFPR e de outras instituições, e representou um marco, pois a partir daquele ano o evento se tornou uma ocasião importante, porque além de estabelecer um espaço para socializar o resultado das atividades de pesquisa de alunos e professores, propicia ainda a troca de experiências entre os vários setores da Universidade. Nestes 20 anos foram abordados múltiplos temas incitando o interesse em muitos alunos pela pesquisa, mediante o incentivo do programa.

Neste sentido, o EVINCI é um cenário institucional que mostra a participação efetiva dos discentes e docentes e as possibilidades concretas de vínculos tácitos entre o ensino, a pesquisa e a extensão.