A INFLUÊNCIA DA CULTURA DAS MÍDIAS DIGITAIS NOS INTERESSES E AQUISIÇÕES NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES

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Aluno de Iniciação Científica: Talyssa das Chagas Lima (PIBIC/CNPq)

Curso: Pedagogia (N)

Orientador: Regina Cely de Campos Hagemeyer

Departamento: Planejamento e Administração Escolar

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 90200000


RESUMO

O presente trabalho é decorrência das análises das pesquisas do projeto do ano anterior, que investigou o interesse e utilização de instrumentos da mídia por alunos da escola pública, constatando-se duas questões que constituem hipóteses ao presente projeto: a crença de professores de que o constante contacto dos alunos com instrumentos da mídia causam o desinteresse dos alunos na aquisição de conhecimentos da escolarização; os professores pesquisados por Hagemeyer (2006), que revelaram a necessidade de aproximação do currículo escolar dos interesses culturais dos alunos, inclusive relativos às mídias digitais, que instigam o interesse dos alunos nos conhecimentos escolares. A proposta de pesquisa decorre do confronto dessas posições e focaliza a compreensão sobre o novo perfil dos alunos e os novos processos culturais que apresentam, e assim cabe perguntar:Quem são nossos alunos hoje? Como levá-los aos conhecimentos que necessitam? Como ocupam seu tempo livre? Quais seus personagens e heróis preferidos? Importa detectar as manifestações que expressam, que "compram", "vestem", "vivem" a partir da narrativa midiática. Para essa discussão, contextualiza-se as influências da sociedade atual em crianças e jovens escolares, com o apoio de autores como Costa, Giroux, Bauman, Stuart Hall, Fisher e Guattari. Zygmunt Bauman relata estas influências nos sujeitos sociais, como fenômenos de uma sociedade virtual, uma sociedade da informação, que provoca desinformação e torna-se um mundo sem compromissos, de relações efêmeras. No campo escolar, o advento da mídia digital parece ter vindo quebrar as convicções de modelos educacionais. Hoje o alunado tem acesso a "recortes" de informações e ao conhecer não busca a enciclopédia para sanar suas dúvidas. Ao buscar os elementos de identificação das novas identidades do alunado é fundamental adentrar os espaços culturais das mídias digitais, para maior compreensão dos agenciamentos que desencadeia. A pesquisa realizada, de cunho qualitativo, foi desenvolvida pela aplicação de questionário semiestruturado com grupos de alunos selecionados em Escolas Públicas de Curitiba. A análise dos depoimentos, à luz dos autores consultados, buscará caracterizar os hábitos, atitudes, interesses, sensações, opiniões, preferências e motivações dos entrevistados. Nas conclusões, volta-se às hipóteses formuladas inicialmente, para confirmar ou desmistificar a ideia de que a mídia é entrave ao ensino e à formação dos estudantes da escola básica atual.

Palavras-chave: Educação Básica, Mídia, Alunado