PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LETRAS

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Aluno de Iniciação Científica: Lina Saheki (PIBIC/CNPq)

Curso: Letras - Japonês (N)

Orientador: Clarissa Menezes Jordão

Departamento: Letras Estrangeiras Modernas

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80202004


RESUMO

O curso de graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná conta com 7 línguas estrangeiras, sendo que existe um currículo diferenciado para duas delas, Japonês e Polonês. Um dos principais elementos distintivos deste novo modelo curricular é a existência de uma disciplina chamada Projetos de Aprendizagem, que compõe 1/5 do número total de horas previstas para a formação dos alunos, sendo que os outros 4/5 do currículo giram em torno da estrutura disciplinar, mais comum aos currículos de graduação em geral. Os Projetos de Aprendizagem (PA) são ofertados nos primeiros 3 anos do curso como uma disciplina de 60 horas semestrais. Sem hierarquia ou estrutura fixa, os alunos e mediadores do PA são responsáveis pelo desenvolvimento dos encontros e temas e as formas de acompanhamento e avaliação são acordados pelo grupo. Uma vez completados 5 anos da existência destes cursos (criados em 2009), o nosso estudo tem como objetivo o levantamento das impressões dos alunos e professores dessas habilitações com relação aos Projetos de Aprendizagem e ao modelo curricular. Pretendemos verificar, inclusive, se a construção e a concepção dos alunos sobre o conhecimento sofreu alguma alteração depois dessa experiência, uma vez que uma das grandes metas do Projeto Político Pedagógico desses currículos, materializado através do PA, é a visão colaborativa e contextual do conhecimento. Assim, após procedermos a uma breve revisão bibliográfica sobre metodologias educacionais contemporâneas e teorias do conhecimento, elaboramos e realizamos uma entrevista com os alunos de 4º e 5º ano das habilitações de japonês e polonês. As perguntas da entrevista realizada entre janeiro e julho de 2013 têm como objetivo: Primeiro Averiguar a efetividade do currículo e do PA, dentro do formato proposto, para a realização do objetivo pretendido conforme declarado no projeto político pedagógico ("construir uma visão crítica e contextualizada do conhecimento") e Segundo Localizar a percepção dos alunos e professores a respeito do PA, suas críticas e contribuições. Nesta etapa da pesquisa enfocamos apenas os alunos. Esperamos que os resultados da pesquisa possam auxiliar no diagnóstico do funcionamento dessas atividades, assim como no melhor desenvolvimento do curso para a consecução dos seus objetivos.

Palavras-chave: Projetos de Aprendizagem, UFPR, Letras Japonês, Letras Polonês, Impressões dos Formandos, Plano Político Pedagógico