PESQUISA E PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA A APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO PROUCA

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Aluno de Iniciação Científica: Isadora de Lourdes Signorini Souza (IC-Voluntária)

Curso: Ciências Biológicas (M)

Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck

Co-Orientador: Márcia Helena Mendonça

Colaborador: Flavia Sant'Anna Rios, Gabriel Pizzato Rudey Crovador,

Departamento: Biologia Celular

Setor: Setor de Ciências BiológicasThiago Bodruk Teixeira

Área de Conhecimento: 70804036


RESUMO

Vivemos em uma época em que as tecnologias computacionais estão se mostrando cada vez mais frequentes e necessárias. Novas técnicas e aparatos digitais surgem a cada momento e com isso uma grande gama de informação. Todo este quadro afeta profundamente o processo de ensino-aprendizagem e a forma como as pessoas constroem seu conhecimento. Surge, então, um grande desafio para os professores, que é educar na nova era digital. O professor deve filtrar a informação, encontrar materiais que despertem a curiosidade e interesse dos alunos e que sejam adequados às suas necessidades. A utilização de materiais didáticos virtuais, lúdicos e interativos tem se mostrado uma ótima alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula no aluno a curiosidade, a criatividade e o aprimoramento das funções cognitivas. Entretanto, materiais virtuais na língua portuguesa são escassos, sendo a maioria em inglês. Outro problema é a limitação de acesso a essa nova tecnologia computacional vivenciada por parcela expressiva da população. Dessa forma procurando por novas soluções o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS), instituiu o PROUCA (Programa Um Computador por Aluno) que visa melhorar e ampliar a inclusão digital por meio da aquisição de computadores portáteis, com conteúdos pedagógicos direcionados aos alunos das redes públicas de ensino. O principal objetivo deste trabalho é a construção de um material didático virtual sobre o sistema reprodutor feminino, para ser usado por professores e alunos nos computadores do PROUCA e em outros computadores escolares. Para a edição das imagens foi utilizado o programa Adobe Illustrator CS5.1 e para as animações o programa Adobe Flash Professional CS5.5®, com linguagem Action Script de programação. O resultado final é um material com interatividade que aborda a histologia, anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino bem como a prevenção à gravidez indesejada e às doenças sexualmente transmissíveis. Este sistema encontra-se inserido em um projeto maior, composto por outros sistemas do corpo humano, que visa integrar o conteúdo do ensino médio à realidade diária do estudante tornando a aprendizagem a um só tempo estimulante e eficiente.

Palavras-chave: Interatividade, Tecnologia Computacional, Sistema Reprodutor