A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO DA DECISÃO PEDAGÓGICA

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Aluno de Iniciação Científica: Almerilis de Oliveira Ramos (PIBIC/CNPq)

Curso: Pedagogia (N)

Orientador: Marilia Andrade Torales

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70804028


RESUMO

O projeto denominado "A Práxis da Educação Ambiental como Processo de Decisão Pedagógica" inscreve-se no âmbito das pesquisas que se interessam pela temática educativo-ambiental, em especial aquelas que direcionam seu foco sobre a práxis dos docentes. Em essência, esta pesquisa buscou compreender, por meio da análise dos depoimentos de professores que atuam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da rede de ensino municipal do município de Curitiba, como eles estruturam sua práxis em relação à Educação Ambiental e que características apresentam sua ação e seu pensamento. Portanto, pretende abordar a temática da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares desde a perspectiva dos professores. A pesquisa iniciou primeiramente estabelecendo um contato com a secretaria municipal da educação de Curitiba, e buscou-se encontrar através dos projetos cadastrados escolas que possuíssem projetos com a temática ambiental. Através de dados obtidos junto a secretaria Municipal de Educação foram localizadas um total de 10 escolas da rede que trabalham a temática Educação Ambiental. Optamos por um diálogo devido ao fato de que um questionário com perguntas fechadas talvez não atendesse as expectativas da pesquisa, podendo direcionar as respostas dos professores não permitindo que os mesmos relatassem realmente suas práticas ou resultados. O diálogo com os professores foi registrado por meio de um gravador digital, e foram sistematizados e analisados para a conclusão da pesquisa. Através de uma reunião com os professores, houve um diálogo para que se compreendesse como esses professores trabalham essa temática, quais fatores determinam ou influenciaram sua prática, o que pensam e como executam essas práticas. Ao final da análise podemos afirmar que os resultados apontam fortes índices de insuficiência na formação inicial com relação a Educação Ambiental, assim como inúmeras dúvidas sobre a sua práxis. A pesquisa então posiciona seu foco para que os educadores ambientais analisem suas práticas, que se desenvolvam profissionalmente, refletindo sobre qual modelo didático guia sua intervenção. Assim, por meio da sistematização dos dados referentes ao discurso e prática docente, pretende-se buscar junto a esses professores soluções para as problemáticas levantadas em meio ao diálogo e contribuir ao debate científico sobre as estratégias de inserção da Educação Ambiental no sistema escolar de ensino.

Palavras-chave: Práxis, Educação, Ambiental