ESTUDO SOBRE O APORTE DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

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Aluno de Iniciação Científica: Vanessa Cristiane Corrêa (PIBIC/CNPq)

Curso: Pedagogia (N)

Orientador: Rose Meri Trojan

Departamento: Planejamento e Administração Escolar

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70803013


RESUMO

O presente estudo visa avaliar os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos anos 2000, 2003, 2006 e 2009 em 2009 houve mais uma edição, denominada de PISA plus. O ojetivo deste programa é avaliar, através das áreas de leitura, matemática e ciências, os estudantes que se encontram nas séries finais do ensino fundamental ou no primeiro ano do ensino médio, que estejam com quinze anos de idade e que possuam no mínimo sete anos de escolaridade. Este trabalho tem por objetivo, elaborar um estudo sobre a formação e as condições de trabalho docente no Brasil a partir de dados de pesquisas internacionais, estabelecendo comparação com outros países participantes. A metodologia aplicada a esta pesquisa incluiu um estudo documental, revisão bibliográfica e a elaboração de quadros para a justaposição dos dados, subsidiando a análise e a comparação propriamente dita. Estes estudos basearam-se nos relatórios e textos sobre o PISA, disponibilizados pela OCDE, incluindo o relatório nacional PISA 2009, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), bem como o PISA 2009 Plus Results: Performance of 15-yearolds in reading, mathematics and science for 10 additional participants (OCDE, 2011). Os quadros foram elaborados a partir dos resultados de leitura, matemática e ciências dos anos 2000 e 2009. Para tanto foram selecionados Brasil, Espanha e México que são os países estudados pela pesquisa -, bem como aqueles que se encontram no extremo (mais baixo e mais alto) em relação a média. Além destes, também foram elaborados quadros a partir do estudo do PISA Plus, os quais apresentam, por exemplo, a porcentagem de estudantes por níveis de proficiências. Como primeiros resultados, a serem estudados com maior profundidade na próxima etapa da pesquisa, destacam-se: o fato de o Brasil e o México terem apresentado, em dez anos, um significativo crescimento, cerca de 33 pontos para o Brasil e 10 pontos para o México. Em contra partida, a Espanha caiu em média 2 pontos. Em um decênio, dentre estes três países, o Brasil foi o único que apresentou crescimento em todas as áreas. Com relação ao PISA Plus, mais precisamente aos resultados de proficiência em leitura, observou-se que no Brasil, grande parte dos estudantes encontra-se nos níveis 1a e 2, isto é, se desenvolvem bem, até este nível, não apresentando destaque para tarefas dos níveis elevados três, quatro, cinco e seis.

Palavras-chave: Formação Docente, PISA, Estudos Comparativos