INTERFACES ENTRE PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUANTO AO TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR E RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Aluno de Iniciação Científica: Tirza Ben-Hur de Almeida de Souza (PIBIC/Fundação Araucária)

Curso: Pedagogia (N)

Orientador: Andréa Barbosa Gouveia

Departamento: Planejamento e Administração Escolar

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70803013


RESUMO

Este estudo está inserido no projeto de pesquisa intitulado "Qualidade no ensino fundamental: uma leitura das condições de efetividade dos sistemas estaduais e municipais de ensino a partir de indicadores de financiamento, condições de oferta e resultados escolares". O objetivo deste trabalho, que é um recorte do projeto citado, é descrever como os professores percebem a atuação do diretor escolar, por meio da análise das respostas ao questionário do professor da Prova Brasil 2011, especificamente os itens 60 a 74. Destaca-se que tais questões permitem que o docente opine acerca de aspectos do trabalho do gestor escolar, dentre as quais: a capacidade de motivar a equipe, o estímulo a atividades inovadoras, o foco do trabalho desse profissional – manutenção, aspectos administrativos ou pedagógicos, se o professor sente-se ou não respeitado pelo diretor, se esse sentimento é ou não recíproco, se suas opiniões são ou não ouvidas. Neste estudo, buscou-se relacionar essas opiniões aos resultados das avaliações externas dos alunos do Ensino Fundamental. Para cruzar as respostas dos docentes com os resultados das avaliações externas dos alunos foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Science), da IBM. Neste momento apresenta-se um tratamento estatístico descritivo dos dados e uma análise apoiada na revisão de literatura, feita à luz dos conceitos de Gestão Escolar (SOUZA, 2007), Gestão Democrática da Escola (APPLE e BEANE, 2001; SOUZA, 2007) e Efeito-Escola (SAMMONS, 2008). Essa abordagem permitiu inferir que há interfaces entre as percepções dos professores expressas nas respostas aos itens e os resultados das avaliações externas dos alunos do Ensino Fundamental, tais como: alunos com melhor desempenho em avaliações externas têm professores que se sentem respeitados pelos seus pares, tem diretores cujo trabalho prioriza aspectos pedagógicos e procuram motivar a equipe da escola; alunos de escolas cujos diretores estão mais focados em aspectos administrativos e de manutenção, em detrimento da preocupação pedagógica, têm desempenhos piores; professores que reconhecem que o diretor tem capacidade de motivar a equipe conseguem que seus alunos obtenham melhores resultados acadêmicos em avaliações externas.

Palavras-chave: Gestão Escolar, Prova Brasil, Qualidade