AS REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIABILIDADE JUVENIL NO FILME "AOS TREZE"

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Aluno de Iniciação Científica: Débora Tamires Porcel (IC-Voluntária)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Lennita Oliveira Ruggi

Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70801037


RESUMO

A presente investigação pretende identificar e problematizar as estratégias utilizadas pelo filme "Aos Treze" de Catherine Hardwicke (EUA, 2003) para representar as questões referentes à educação, tanto no âmbito escolar como fora da escola, bem como, identificar o enquadramento em que são elaboradas as questões de gênero, raça e classe social. A síntese das atividades se dará pela busca de referencial teórico no campo da Sociologia da Cultura e Sociologia da Educação que possibilite discutir as representações produzidas pelo filme. Dentre as representações podemos destacar o comportamento juvenil desviante e tido como problemático, sendo as relações familiares entendidas como fundamentais para orientar o bom comportamento dos/as jovens; a representação de escola e educação como algo relativamente marginal no desenvolvimento das adolescentes; a sociabilidade juvenil perigosa que em determinadas circunstancias pode ser nociva com as chamadas "más companhias"; o envolvimento com as drogas e a iniciação da sexualidade; as representações dos grupos étnicos, as representações de mulher; os imperativos da sociedade de consumo e a necessidade de atender aos padrões estéticos. Para que seja possível a investigação fez-se necessário delimitar alguns conceitos centrais para a discussão, como o que pode se compreender por cinema, o que se entende por representação, bem como, se existe uma definição da categoria investigativa de juventude. E para além da representação fílmica buscou-se problematizar a imagem que a sociedade faz do/a jovem na modernidade. A metodologia baseou-se na busca por bibliografia especializada que já houvesse tratado dos mesmos objetos como representação e cinema no sentido de transpor a discussão para o caso específico dessa investigação. Os resultados podem ser apontados como a problematização das representações destacadas, assim como a legitimação do cinema como objeto de estudos para as Ciências Sociais e para a Educação. As conclusões são ainda parciais por ocasião do cumprimento do cronograma, no entanto, é possível sinalizar o caráter político das representações no sentido de elementos que contribuem para a construção das identidades que podem tanto reforçar estereótipos negativos, como no limite, despertar ações sociais mobilizadoras e anti-hegemônicas.

Palavras-chave: Representações, Educação, Sociabilidade Juvenil