EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

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Aluno de Iniciação Científica: Cleverson Willian Honorio (PET)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Ricardo Cid Fernandes

Colaborador: Gabriella Ane Dresch, Pedro Henrique Frasson Barbosa,

Departamento: AntropologiaDaniel de Castro

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70801037


RESUMO

Esta pesquisa trata da evasão dos alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. O fenômeno da evasão envolve diversas dimensões que incluem o abandono, o trancamento e a não confirmação da matrícula. Os dados do ranking de evasão da UFPR revelam que há uma situação preocupante, a saber: dos 80 alunos que ingressaram no curso de ciências sociais em 2012, apenas 22 estão matriculados regularmente. Este fenômeno envolve não apenas os alunos, mas também professores, coordenadores e a própria política educacional da instituição. As avaliações preliminares indicam que as causas para a evasão incluem desconhecimento da grade curricular, a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, a elevada carga de leitura, bem como preocupações com prestigio social e com a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa tem como objetivo levantar dados qualitativos e quantitativos para identificar as principais causas da evasão nos três primeiros semestres da graduação. A metodologia da pesquisa envolve a aplicação de questionários, análise de documentos, realização de entrevistas e revisão bibliográfica. Inicialmente será aplicado um questionário aos alunos que ingressaram no primeiro período de 2013, enfocando aspectos socioeconômicos, motivações pessoais, expectativas com relação ao curso e perspectivas profissionais. Estes dados serão confrontados com informações do Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR. Deste modo serão traçados os perfis dos alunos do curso de Ciências Sociais. Posteriormente, serão identificados em quais perfis a evasão foi mais recorrente. A partir destes resultados serão realizadas entrevistas com os atores envolvidos no processo da evasão. As entrevistas terão a finalidade de qualificar o dado quantitativo, isto é, revelar a perspectiva dos sujeitos. Além de diagnosticar a evasão e mapear o perfil dos alunos, esta pesquisa pode contribuir com a formulação de mecanismos de auxilio e acompanhamento da vida estudantil do graduando de Ciências Sociais.

Palavras-chave: Evasão, UFPR, Curso de Ciências Sociais