CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO PARANÁ: APETRECHOS E UTENSÍLIOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO

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Aluno de Iniciação Científica: Renata Manczur Torres (PIBIC/CNPq)

Curso: Pedagogia (N)

Orientador: Gizele de Souza

Departamento: Planejamento e Administração Escolar

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70801029


RESUMO

O presente estudo integra o projeto de pesquisa intitulado "História, Cultura e Escolarização da Infância", coordenado pela Profa. Dra. Gizele de Souza e tem com objeto específico a cultura material escolar das instituições primárias paranaenses de fins do século XIX e início do século XX, buscando caracterizar os apetrechos e utensílios escolares em circulação, a fim contribuir para a análise da cultura material na história das práticas escolares paranaenses. No intuito de focalizar o escopo específico deste plano de estudos, a pesquisa apresenta um quadro geral de utensílios escolares localizados na documentação selecionada e enfatiza o mobiliário escolar como ferramenta analítica para tratar o tema da cultura material escolar, buscando observar particularidades e modificações relativas ao objeto mobiliário, no cenário da instrução pública paranaense. A metodologia utilizada nesta pesquisa inclui uma revisão bibliográfica sobre o tema na área de história da educação brasileira, na qual se destacam os trabalhos de Rosa Fátima de Souza, Vera Gaspar Silva, Gizele de Souza, Diana Vidal e Cynthia Veiga, bem como um estudo empírico que permitiu realizar levantamento, catalogação e elaboração de quadros sobre a cultura material escolar do período de 1876 à 1930, os quais foram separados por categorias: mobília; utensílios de escrita; livros e revistas escolares; materiais visuais, sonoros e táteis para o ensino; organização/estruturação da escola; material de higiene e material de limpeza. No âmbito teórico, foram relevantes as contribuições de Michel de Certeau, Roger Chartier e Dominique Julia. Do ponto de vista das fontes, o estudo valeu-se do acervo disponível no Departamento do Arquivo Público Paranaense DEAP, Círculo de Estudos Bandeirantes e da Biblioteca Pública do Paraná, documentação composta por ofícios, cartas, relatórios de inspetores escolares, professores, presidentes da província/do estado, lista de objetos escolares, legislação educacional paranaense, artigos de periódicos paranaenses em circulação no período pesquisado, recibos, entre outros. Dentre os resultados encontrados, pode-se mencionar que a pesquisa caracterizou uma diversidade de objetos escolares presentes nas escolas primárias, sendo perceptível mudanças e permanências quanto aos pedidos dos materiais escolares, bem como uma riqueza de fontes que evidencia um diálogo entre professores, inspetores, diretores acerca do provimento escolar na configuração da instrução pública paranaense.

Palavras-chave: Cultura Material Escolar, Escola Primária, Instrução Paranaense