EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA AGENDA DA RIO+20

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Aluno de Iniciação Científica: Igor Sulaiman Said Felicio Borck (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Karen Franklin da Silva

Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70801010


RESUMO

Esse projeto buscou apresentar as diretrizes de direitos humanos e educação na prática social. Nesse sentido, buscamos discutir as principais propostas contidas nos oito objetivos de desenvolvimento do milênio conectados a agenda da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre sustentabilidade: Rio +20. Buscamos analisar a proposta dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio sob a perspectiva da reflexão filosófica, apresentadas na formulação e na compreensão da prática dos direitos humanos na UFPR juntamente com a inclusão da pauta nas discussões da Rio+20. A Rio+20 é a quarta de um série de Conferências. Em 1992, na Cidade do Rio de Janeiro foi realizada uma conferência similar, chamada historicamente de Rio 92, onde, também, vários Chefes de Estados participaram ativamente, porém, com um diferencial, em 1992 a Conferência possuiu um caráter resolutório, com discussões que já estavam presentes nas práticas dos governos e organismos multilaterais. Na Rio+20, o Governo Brasileiro apostou que novas práticas eram necessárias, nesse sentido houve um esforço da ONU para que nas discussões pactuadas na conferência, pudessem ser calcadas em práticas inovadoras. Nesse sentido a observação da Rio+20, e a análise do seu Relatório Final, se mostraram instrumentos importantes no desenvolvimento da pesquisa, pois sintetizam o papel fundamental da discussão global dos temas mais importantes para humanidade o como meio ambiente e apontam para a discussão iminente sobre educação em um contexto global de resolução dos problemas a longo prazo. OBJETO E OBJETIVO: Esse projeto de pesquisa buscou dar continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2011, ou seja, buscou trabalhar em campo, para identificar os principais espaços onde a discussão de direitos humanos e educação estivessem presentes. Nesse sentido, este relatório final de pesquisa, tem por objetivo, apresentar as principais ideias que fundamentam o debate de direitos humanos, educação e sustentabilidade, para o melhor entendimento desses conceitos na atualidade. Buscamos construir uma discussão que levasse em conta o papel central da educação frente aos desafios globais. O ano de 2012 se mostrou emblemático para o Brasil, pois recepcionamos uma das mais importantes conferências da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), a RIO+20, esta foi o foco de análise desta nova etapa do trabalho, onde buscamos, a partir dos desafios colocados por essa Conferência, entender como a educação pode colaborar para a discussão de um mundo sustentável.

Palavras-chave: Direitos Humanos, Rio+20, Sustentabilidade