O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DO ALUNO DA GRADUAÇÃO, DO PROFESSOR SUPERVISOR ESCOLAR E DO PROFESSOR SUPERVISOR DA UNIVERSIDADE

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Aluno de Iniciação Científica: Josefa Janete de Azevedo (PIBIC/CNPq)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Ettiène Cordeiro Guérios

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70800006


RESUMO

Esta pesquisa de natureza qualitativa e dimensão interpretativa têm como objetivo desvelar percepções de licenciandos, de professores escolares e de professores universitários acerca do estágio supervisionado em matemática, refletir sobre implicações de diferentes percepções e concepções de supervisão de estágio curricular na formação inicial de professores de matemática e identificar possíveis influências e decorrências oriundas de diferentes ideias acerca de teoria e prática no processo do licenciando tornando-se professor. Indaga-se que ideia de "prática" alunos e professores supervisores manifestam quando se fala de Estágio em curso de Licenciatura. Tem como hipótese que a ideia que professores têm de prática induz a percepção que têm de prática de ensino como componente curricular, que por sua vez sustenta a concepção que têm de supervisão de estágio e esta concepção é determinante na formação inicial de professores de Matemática. Os sujeitos da pesquisa no período 2012-2013 foram 21 alunos da disciplina Prática de Docência I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPR e 23 professores escolares supervisores desses alunos. Os instrumentos da pesquisa foram questionários estruturados com questões abertas. O dos alunos solicitou que enunciassem três perguntas que gostariam que fossem respondidas nas disciplinas Prática de Docência I e II e o que esperam dessas disciplinas para sua formação profissional. O dos professores constou de seis questões para identificar o que significam para eles termos como "prática", "prática de docência" e "supervisão". O referencial teórico esteve centrado em um conjunto de obras de Larossa, Morin, Ponte, Guérios, Pimenta e Lima. Os resultados apontam fortemente uma concepção de prática como instrumentalização técnica, como também de que primeiro aprende-se e depois pratica-se, evidenciando a dicotomia teoria x prática no processo formativo, provavelmente decorrente de uma epistemologia verificacionista na base estruturante da formação inicial. A análise das respostas dos professores escolares será analisada no período 2013-2014, mas já anunciam certa tendência de concepção da supervisão de estágio ora como atividade complementar e compartilhada, ora como externa e vertical ao processo formativo do aluno da universidade.

Palavras-chave: Formação de Professores, Estágio, Supervisão de Estágio