EFEITO DO APRENDIZADO MUSICAL EM UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO

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Aluno de Iniciação Científica: Diego Maciel Lima (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Ana Paula Almeida de Pereira

Departamento: Psicologia

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70710031


RESUMO

O objetivo do presente trabalho era investigar quais são as mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais que o aprendizado musical causa na vida de uma criança de 11 anos (R.M.) com paralisia cerebral à esquerda do tipo espástica. Para tanto, utilizou-se da metodologia de revisão de literatura e de estudo de caso instrumental. A revisão de literatura buscou atender aos seguintes objetivos específicos: a) Realizar uma revisão de literatura sobre o efeito do aprendizado musical em processos cognitivos não-musicais b) Estudar os problemas de desenvolvimento que a criança com paralisia cerebral enfrenta. Enquanto que o estudo de caso buscou atender aos seguintes objetivos específicos: c) Investigar as alterações nos processos cognitivos, emocionais e sociais das crianças com paralisia cerebral que passam por uma experiência de musicalização e d) Analisar as transformações/mudanças na vida escolar e familiar após e durante uma intervenção em musicalização. Em relação aos resultados obtidos, observou-se que R.M. apresentou melhoras expressivas em relação à capacidade de concentração e de planejamento motor. Na avaliação neuropsicológica realizada em 2011, R.M. apresentou grande agitação e impaciência, no entanto, no decorrer do ano, essa dificuldade se amenizou, de modo que ele deixou de tomar Ritalina, medicamento usualmente indicado para problemas atencionais. Na avaliação neuropsicológica final (2013), R.M. apresentou uma melhora expressiva na capacidade de planejamento motor e de velocidade de processamento. O dado qualitativo mais notável foi que no final de 2012, R.M. foi capaz de permanecer uma hora na montagem de um quebra-cabeça de 100 peças, tarefa impensável de ser realizada no fim de 2011. Tanto a sua família, quanto suas professoras atuais relatam um grande avanço por parte de R.M. relação ao comportamento e à capacidade atencional. Ambas as fontes relatam que ele se tornou obediente, carinhoso e sociável. A conclusão é que as mudanças relatadas se devem a dois fatores principais: 1) a entrada na escola especial e 2) o sucesso e efetividade das aulas de música.

Palavras-chave: Estudo de Caso, Aprendizado Musical, Paralisia Cerebral