FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: POSSÍVEIS RELAÇÕES NO DISCURSO DE FORMANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

1236

Aluno de Iniciação Científica: Mariana Aparecida Xavier Arruda (PIBIC/Fundação Araucária)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Luciana Albanese Valore

Departamento: Psicologia

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70708002


RESUMO

Para além de uma orientação profissional que vise somente à entrada na universidade, imagina-se que essa saída e o ingresso no mercado de trabalho também trazem para o indivíduo tantas angústias e dificuldades, as quais necessitam, igualmente, de uma atenção especial. Dessa forma, a presente pesquisa pretende investigar quais são as imagens do futuro profissional e como eles as avaliam, bem como as percepções que estes estudantes em vias de se formar têm das dificuldades e/ou facilidades que serão enfrentadas a partir da escolha da carreira a ser seguida e da sua preparação para a inserção no mercado de trabalho. Para tal, foi aplicado um questionário contendo 12 questões em 28 estudantes da UFPR dos cursos de psicologia, administração, ciências econômicas, ciências da computação e tecnologia em artes gráficas. Estes, foram separados em 3 grandes grupos: os que se sentem preparados para atuar na área escolhida (15 alunos), os que não se sentem preparados (4 alunos) e os que não sabem avaliar (9 alunos). Observou-se que o discurso dos que se sentem preparados é voltado para si próprio, no que fez para aprimorar seus conhecimentos, como cursos, dedicação e experiências na área. Para os que não se sentem preparados, a avaliação foca-se em falhas na formação (excesso de teoria e pouca associação com a prática) e no próprio desempenho acadêmico. Por fim, os que têm dificuldades em avaliar afirmam que é muito difícil considerar-se totalmente preparado, além de destacar problemas com relação à universidade (grade curricular, falta de experiência e conhecimentos na área escolhida). Também foi possível observar uma correlação entre a realização de estágios e o sentimento de confiança quanto à preparação. Nota-se a importância da temática trazida pelos próprios estudantes de conciliar teoria e prática. Isso é igualmente percebido na eleição do item "trabalho remunerado", também pelos que se sentem despreparados, como um dos principais fatores que poderia auxiliá-los no ingresso na carreira escolhida. Diferentemente, para os que não sabem avaliar, a importância foi dada mais à família e a cursos extras. Indiscutível foi o papel do planejamento de carreira para esses estudantes. Do total de estudantes, 86% acharam que um planejamento é importante para auxiliá-los na entrada no mundo do trabalho. Além disso, corroborando a literatura, percebe-se que os jovens buscam uma preparação para além de técnicas, através de atributos individuais como ousadia, mobilidade e flexibilidade. Qualidades essas adquiridas principalmente através da prática a qual os jovens clamam.

Palavras-chave: Planejamento de Carreira, Futuro, Formação Universitária