O FUTURO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE FORMANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DE DISCURSOS

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Aluno de Iniciação Científica: Paula Gantschef Kopruszinski (PIBIC/CNPq)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Luciana Valore

Departamento: Psicologia

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70700001


RESUMO

Em um mundo de trabalho que está em constante mudança, essa pesquisa vem com o intuito de colher subsídios para ações de planejamento e orientação de carreira durante a formação universitária, bem como incentivar as discussões sobre tal formação, em suas relações com as transformações e demandas do mercado de trabalho na atualidade. As expectativas que os jovens têm sobre o seu futuro profissional foram avaliadas a partir de um questionário contendo 12 questões e uma redação que propunha imaginar sua vida após o recebimento do diploma. Vinte e oito jovens estudantes da UFPR dos cursos de psicologia, administração, ciências econômicas, ciências da computação e tecnologia em artes gráficas participaram dessa pesquisa. Suas idades variavam de 20 a 34 anos, destes 12 homens e 16 mulheres. O presente relatório foca em uma das perguntas do questionário e nas redações. Levando em conta a divisão realizada a partir da análise dos questionários (elaborada pela outra bolsista da pesquisa), tem-se 3 grupos de estudantes: os que se sentem preparados para ingressar no mundo do trabalho (15 alunos), os que não se sentem preparados (4 alunos) e aqueles que não sabiam avaliar (9 alunos). Assim, em resposta à pergunta "O que você pretende fazer após concluir sua graduação?", obteve-se o seguinte: os estudantes que se sentem preparados pretendem continuar os estudos, com especializações ou mestrados; os que não se sentem preparados dividiram-se entre os que desejam iniciar um mestrado e os que pretendem continuar na empresa em que trabalham; do grupo dos alunos que não sabe avaliar, o empate ficou entre 4 opções, sendo estas: fazer uma especialização (3 alunos), iniciar um mestrado (3 alunos), abrir um negócio próprio (3 alunos) e prestar um concurso público (3 alunos). Já as redações foram divididas entre "confiantes"(24 alunos) e "inseguros"(4 alunos), relacionando-se a confiança à descrição de planos concretos para o futuro e a insegurança à explicitação de um sentimento de despreparo e de medo em relação a essa nova etapa da vida. Desta maneira, percebe-se que por mais que 9 alunos dizem não saber avaliar se estão preparados, e 4 que dizem não estar, nas redações isso se mostra diferente, pois eles conseguem expor ideias que demonstram a sua capacidade em ser o profissional que ele imagina, para trabalhar na área e ser bem sucedido. As ideias que levam o estudante a se sentir confiante servem de base para analisar como os estudantes se enxergam nessa nova etapa da vida, ao enfrentar o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Futuro, Profissão, Formando