AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA VERBAL IMEDIATA E TARDIA, EM CRIANÇAS INFECTADAS COM HIV.

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Aluno de Iniciação Científica: Camila Quintana Ribas (PIBIC/Fundação Araucária)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Ana Paula Almeida de Pereira

Colaborador: Ana Paula Cunha, Juliane Kristine de Lima,

Departamento: PsicologiaAngelica Camile da Silva B. Mollossi

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70700001


RESUMO

Apenas no Brasil, 454 crianças menores de 15 anos, contrairam HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) no ano de 2012. Crianças infectadas podem apresentar prejuízos cognitivos mais significativos que adultos, devido ao vírus acometer o sistema nervoso central ainda em formação. A memória é considerada como um dos aspectos mais importantes para a vida diária do ser humano, já que reflete nossas experiências passadas, permite momento a momento adaptar-se a situações presentes e nos guia para o futuro. Dessa maneira, nota-se a importância de verificar se existe comprometimento na memória verbal em crianças infectadas pelo HIV. Como instrumento para esta investigação, utilizou-se o teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey (RAVLT) o qual foi administrado em uma população composta por 40 participantes. A amostra foi dividida em dois grupos: G1- grupo clínico, composta por 20 crianças infectadas pelo vírus HIV, atendidos pelo Hospital de Clínicas da UFPR e recrutados por conveniência. G2- grupo controle, representada por 20 crianças não infectadas pelo vírus, que foram recrutadas através de uma escola estadual de Curitiba e pareadas por sexo (Masculino = 11) e idade, após breve entrevista com os responsáveis para averiguar a ausência de queixas neurológicas ou psiquiatricas. Participaram dos grupos crianças com idades entre 7 a 13 anos, G1 e G2 com médias iguais (M = 9,65 e DP = 1,63). Os resultados foram submetidos a análise estatística através do teste T, para amostras independentes, utilizando-se o resultado bruto da repetição imediata, após a lista de interferência, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (t (38) = -1,58, p= 0,123, α= 0,05) referente a memória imediata verbal. Porém quando analisado o resultado bruto da repetição após intervalo de 25 minutos, referente a memória tardia verbal, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (t (38) = -2,58, p = 0,014, α= 0,05). Os resultados finais sugerem que crianças soro positivas não se diferenciam de crianças não infectadas do mesmo sexo e idade quando comparadas a memória imediata verbal, porém quando se refere memória verbal tardia podem apresentar dificuldades significativas para recordar informações verbais.

Palavras-chave: HIV, Memória Verbal, Avaliação Neuropsicológica