CORPO, TECNOLOGIA E CONTROLE: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DOS FILMES GATTACA E EQUILIBRIUM

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Aluno de Iniciação Científica: Halina Rauber Baio (PET)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Laura Pérez Gil

Departamento: Antropologia

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70300003


RESUMO

A reflexão central do trabalho gira em torno da apresentação e reflexão sobre um certo número de discursos, práticas e representações que relacionam corpo e tecnologia nos filmes de ficção científica Gattaca e Equilibrium. Para refletir de que forma esta relação é apresentada nos filmes e de que maneira é pensada de acordo com algumas teorias antropológicas, as seguintes perguntas serão norteadoras: quais são os aspectos considerados naturais e quais são considerados tecnologicamente implantados nos corpos? De que maneira e que valorizações ou desvalorizações são atribuídas aos elementos considerados do âmbito natural e do âmbito artificial? Como o corpo e/ou suas alterações se tornam suporte ou mecanismo para a construção de uma identidade social nos filmes? A escolha do tema se deve ao lugar central ocupado pelo corpo como lócus de marcação de significados de uma determinada sociedade: ao observar o tratamento dado ao corpo e os valores que o diferenciam, é possível descobrir muito sobre os modos de existência que concernem a tal indivíduo, bem como sobre as diferenças estruturais socioculturais existentes. A seleção dos filmes a serem tomados como campo etnográfico segue o critério de que estes abordem temáticas referentes à tecnologia, à corporalidade e à transformação do corpo para a superação de limites físicos impostos. Sendo a inteligibilidade da veiculação de ideias e de representações partilhadas pelo cinema fruto de seu pertencimento a um determinado contexto sociocultural – tanto como produtor como produto desta -, sua utilização como ferramenta de análise social e de reflexão sobre as representações de corpo é enriquecedora, desta maneira, a metodologia de pesquisa será a análise etnográfica dos filmes. Esta focará no que é tomado com o corpo "natural" e como corpo "modificado" no enredo das películas, bem como no que é atribuído aos indivíduos que possuem esses respectivos corpos. Algumas das categorias de análise a serem utilizadas fazem referência às dinâmicas relacionais e à conexão destas com determinados comportamentos e consequências sociais que são mostradas no filme.

Palavras-chave: Antropologia do Corpo, Tecnologia, Cinema