PERFIL AMPLIADO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFPR E DISPOSIÇÕES PARA A DOCÊNCIA

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Aluno de Iniciação Científica: Giselly Cristini Mondardo (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Pedagogia (N)

Orientador: Adriane Knoblauch

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70207003


RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo identificar quem são os estudantes de Pedagogia da UFPR que ingressaram em 2012 e mapear as disposições para a docência que já foram incorporadas por eles na trajetória anterior à formação inicial. A partir do conceito de habitus, definido por Pierre Bourdieu como uma matriz a ser utilizada como referência na definição de ações e escolhas dos sujeitos e construído ao longo da trajetória social por meio da inter-relação entre os os diferentes capitais, considera-se que algumas disposições para a docência já estão incorporadas e atuarão como filtro de leitura para novas aprendizagens. Diante destes referenciais, foram construídos e aplicados em diferentes momentos dois questionários, contendo questões abertas e fechadas, que foram aplicados aos estudantes do 1º ano do curso de Pedagogia em 2012. Além de questões sobre o perfil sócio-econômico-cultural dos estudantes, foram elaboradas questões sobre disposições para docência a partir da leitura de trabalhos sobre formação docente. A análise dos dados indica que o curso é majoritariamente composto por mulheres jovens, provenientes de famílias numerosas, com baixa aquisição de capital cultural e econômico. Quanto às disposições, foram encontradas especificidades em relação ao olhar sobre os fins da educação/pedagogia, resultando na classificação de três diferentes grupos, elencados como: Grupo A, composto por aqueles que possuem visão crítica forte e estabelecida, e se vem como possíveis transformadores da educação, com 20 pessoas; Grupo B, mesclando características críticas e percepções amorosas, com 26 pessoas; Grupo C, predominantemente com visão amorosa sobre a educação, atribuindo relação direta de características maternais à profissão, com 44 pessoas. Entretanto, apesar dessas diferenças, outras disposições foram singulares, e confirmaram as hipóteses estabelecidas pelo grupo: os estudantes buscam na docência uma oportunidade de "crescer" na vida, tanto econômico quanto culturalmente. Para isso, consideram que devem ser pessoas honestas, justas e batalhadoras. Enxergam o professor como alguém organizado e disciplinado, que assume compromissos com as necessidades de sua comunidade e por isso deve ser bastante estimado, não compreendendo/aceitando aqueles que não o respeitam.

Palavras-chave: Habitus, Formação de Professores, Pedagogia