REFLEXÕES ACERCA DO FUNCIONAMENTO DA ARTICULAÇÃO: ARTISTA-OBRA-INSTITUIÇÃO-PÚBLICO. ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ARTE.

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Aluno de Iniciação Científica: Eloiza Henequin (IC-Voluntária)

Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (N)

Orientador: Walter Romero Menon Júnior

Departamento: Filosofia

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70100004


RESUMO

Esse projeto visa analisar e contextualizar a articulação Artista-Obra-Instituição-Público na produção contemporânea das artes plásticas à luz da compreensão de algumas das principais teses estéticas inscritas no pensamento da Filosofia da Arte atual. O objetivo primeiro é identificar as inter-relações que compõem essa articulação de forma tal a refletir sobre as possibilidades de autonomia de cada elemento, bem como sobre a função estética dessa articulação. Em um segundo momento, tenciona analisar as questões geradas por essa investigação, não no sentido de esgotar o assunto, mas no sentido de problematizar a questão, apontando várias possibilidades filosóficas a respeito do tema. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação sobre como os processos interpretativos estão envolvidos na experiência estética da arte e como estes, por sua vez, estão relacionados com a função social e epistemológica da arte, buscando, desta forma, explorar as diversas hipóteses interpretativas intrínsecas à articulação. Esse projeto aponta para diferentes eixos teóricos da filosofia da arte que pensam os problemas relacionados à definição da natureza relacional da arte em consonância com teorias que tratam da recepção da arte e da construção do sentido pelo espectador. Pretende-se analisar essas teorias com intuito de identificar os pontos comuns e os divergentes dos autores, a fim de contemplar a possibilidade de uma aproximação filosófica da relação do artista com a obra e desta com o espectador, de forma articulada e não hierarquizada, ou seja, relacional. Nesse sentido, o projeto enfocou dois eixos principais da pesquisa. Por um lado, as teorias que buscam definir o papel epistemológico da arte e o contexto social e institucional em que esta se produz. Nessa vertente encontram-se Nelson Goodman e Arthur Danto. Por outro lado, exploraremos as teorias que buscam identificar a função estética da arte como sendo relacional, em conexão com o contexto social da arte. Nesse sentido, destaca-se o pensamento de Jacques Rancière, cujo conceito de partilha do sensível é fundamental para se compreender o papel do espectador. Portanto, o projeto apresenta um estudo de diferentes eixos teóricos da Filosofia da Arte à luz da Estética que pensam a definição da arte, bem como de trabalhos de filósofos que tratam da recepção da arte e da construção do sentido, visando não esgotar o assunto, mas, principalmente, ampliar as reflexões a respeito da arte, não como um objeto isolado dos aspectos sócio-políticos e epistemológicos que a determinam, mas como articulação entre os mesmos.

Palavras-chave: Estética, Arte, Epistemologia