INTERPRETAÇÃO DA AVALIAÇÃO HEURÍSTICA PARA AVALIAÇÃO DE PRODUTOS TRIDIMENSIONAIS

1145

Aluno de Iniciação Científica: Rafaela Lima Lemos (PIBIC/CNPq)

Curso: Design- Habilitação em Design de Produto (M)

Orientador: Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto

Colaborador: Vanessa Dantas de Macedo

Departamento: Design

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 61202002


RESUMO

A avaliação heurística é um método de inspeção sistemático que tem como foco a avaliação de plataformas gráficas de interação, área mais conhecida como HCI. É uma avaliação rápida e barata comparada a outros testes de usabilidade, que podem levar semanas para serem concluídos, ela pode ser aplicada em menos do que um dia pois não requer o recrutamento de participantes, nem o uso de laboratórios específicos para a realização de testes. A avaliação heurística é utilizada tanto no início do projeto para prever a usabilidade do sistema e testar ideias de maneira informal, como também para refinar o projeto em pré-produção ou trabalhar para a melhora do projeto no mercado com um redesign do sistema. O presente artigo trata-se de uma proposta de releitura das heurísticas de Nielsen [1994], Bastien & Scapin [1993] e Norman [1998] com a finalidade de interpretá-las com ênfase no design de produtos. O tema do projeto de pesquisa se tornou pertinente devida a carência do estudo focado ao tema e a importância de obter heurísticas na área de design de produto. A pesquisa do tema desenvolveu-se de forma criteriosa, em primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica para de apoio ao projeto, e uma subseqüente análise dos principais autores de heurísticas. Dando seqüência ao projeto foi analisado os principais fatores de usabilidade de produtos, feito a partir de uma análise da tarefa de um produto eletrodoméstico. A parte final da pesquisa concentrou-se na compilação dos dados da duas análises anteriores, cruzando informações contidas nas heurísticas com os dados obtidos na análise da tarefa. Por fim, o resultado das associações resultou uma lista em formato de check list, as heurísticas, que possuem o objetivo de orientar a inspeção sistemática por especialista na análise de produtos tridimensionais.

Palavras-chave: Heurística, Usabilidade, Design de Produto