SEQUÊNCIAS PICTÓRICAS DE PROCEDIMENTO ANIMADAS: UMA ABORDAGEM DE DESIGN DA INFORMAÇÃO CENTRADA NOS USUÁRIOS

1142

Aluno de Iniciação Científica: Roberta Perozza (PIBIC/CNPq)

Curso: Letras - Português (N)

Orientador: Carla Galvão Spinillo

Departamento: Design

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 61200000


RESUMO

Este subprojeto é desdobramento da pesquisa "Diretrizes para design de animação e elaboração do guia interativo para o design de SPPs", sendo ainda parte da pesquisa "Sequências Pictóricas de Procedimento Animadas: uma abordagem de design da informação centrada nos usuários", e objetivou a finalização do guia interativo para design SPPs animadas a partir validação do material desenvolvido no projeto anterior, considerando a importância de instruções animadas para compreensão de tarefas. O material desenvolvido recebeu o nome de "Guia Interativo para o desenvolvimento de Sequências Pictóricas de Procedimento Animadas SPPAs", sendo a validação desse material realizada neste projeto. Para isso, foi pesquisado e selecionado o método de validação do a ser utilizado nessa validação do Guia Interativo, buscando atender as necessidades da pesquisa e do material desenvolvido, com o foco no design centrado no usuário. Nessa fase foram desenvolvidos protocolos de validação do Guia de SPPAs, buscando avaliar o desenvolvimento do guia, as expectativas e anseios de potenciais usuários, suas considerações e percepções. Foi ainda realizada uma validação junto a profissionais da área afim de adquirir-se assim uma análise de caráter heurística do Guia, devido ao seu caráter de website, garantindo a usabilidade do material desenvolvido. Para a realização desse projeto foi adotada abordagem metodológica participativa, com ênfase teórico-crítica e de coleta de dados empíricos, através de levantamento e discussão de literatura atualizada, participação na coleta de dados junto a participantes para validação do material instrucional digital interativo. Por meio do desenvolvimento do guia e testagem desse, busca-se oferecer aos desenvolvedores de animações uma ferramenta para melhorar a qualidade gráfico-informacional de instruções visuais animadas na representação de procedimentos referentes ao uso, manipulação e montagem de produtos. Foi realizada uma adequação no vocabulário utilizado, para garantir o entendimento desse material por um público mais amplo e não apenas por teórico. Assim, testou-se a compreensão e preferência dos usuários, sendo essa satisfatória e apresentando algumas sugestões de melhoria.

Palavras-chave: Design da Informação, Instruções Visuais Animadas, Validação Centrada no Usuário