PROSPECÇÃO DE DADOS E ANÁLISE DE RESULTADOS DE PROJETOS DE EDUCOMUNICAÇÃO EM EMPRESAS DO PARANÁ

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Aluno de Iniciação Científica: Pamela Woinarovicz Ramos (Pesquisa voluntária)

Curso: Comunicação Social - Relações Públicas (MN)

Orientador: Regiane Regina Ribeiro

Colaborador: Chrysttoffer Haurani

Departamento: Comunicação Social

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 60900008


RESUMO

O projeto de pesquisa RESPONSABILIDADE SOCIAL, COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCOMUNICATIVAS: levantamento teórico-metodológico em organizações privadas do Paraná tem como objetivo realizar um levantamento histórico descritivo das pesquisas e ações de comunicação/educação desenvolvidas no Paraná por instituições privadas, analisar seus fundamentos teórico-metodológicos e seus principais resultados. Até o momento, tem-se concluída a primeira fase do plano de trabalho "Prospecção de Dados e Análise de Resultados de Projetos de Educomunicação em Empresas do Paraná", onde fez-se um levantamento histórico descritivo das ações de educação para os meios desenvolvidas por instituições do estado. O interesse das empresas em investir em programas na área de responsabilidade social cresceu exponencialmente nas últimas décadas. Segundo Buchholz (1989) as organizações tem, cada vez mais, voltado seu foco para problemas que vão além das considerações meramente econômicas, atingindo um espectro muito mais amplo. Neste contexto, foram mapeadas 126 indústrias paranaenses de grande porte que realizam projetos de responsabilidade social. A seleção foi feita por meio de consulta ao site das empresas e, em alguns casos, por contato telefônico. Para alinhamento da investigação, optou-se por identificar dentro desses projetos de responsabilidade social, aqueles voltados para a interface comunicação/educação. Chegou-se ao total de 70 indústrias no Paraná com projetos de responsabilidade social relacionados à área da educomunicação. O grupo de pesquisa iniciou então um contato individual com cada empresa, a fim de investigar os objetivos e direcionamentos das ações realizadas. O objetivo foi identificar os profissionais dentro de cada empresa responsáveis pela área de responsabilidade social ou equivalente. Após a identificação, foi enviado um email em nome do grupo GCEORGComunicação, Pesquisa e Organizações para cada empresa, além de um questionário online com perguntas relacionadas aos projetos desenvolvidos. Embora fosse de conhecimento que essa amostragem de 70 indústrias realizava algum tipo de ação envolvendo responsabilidade social, o que realmente teria valor seria a identificação daquelas que envolviam em seus projetos conceitos e métodos da educomunicação. Até o momento, obtivemos 12 respostas desses e-mails, que já possibilitam uma análise prévia do panorama desse contexto no Paraná. A expectativa do projeto de pesquisa é obter o retorno sobre todos os questionários encaminhados e começar a desenvolver a segunda etapa do projeto.

Palavras-chave: Comunicação, Educomunicação, Responsabilidade Social