LEVANTAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS AMBIENTES PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO

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Aluno de Iniciação Científica: Cristiane Gabriela Boesing de Souza (IC-Voluntária)

Curso: Gestão da Informação (M)

Orientador: Helena de Fátima Nunes da Silva

Departamento: Ciências e Gestão da Informação

Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Área de Conhecimento: 60700009


RESUMO

Pesquisa sobre a Gestão do Conhecimento no Setor Público, com o objetivo de criar um ambiente propício na Administração Pública e mais especificamente para investigar quais as práticas da gestão do conhecimento que permeiam as funções para o processo de criação do conhecimento organizacional na Administração Pública e Privada, seus elementos e condições. Utiliza um levantamento bibliográfico na área para verificar as práticas de gestão do conhecimento que tratam de coordenar sistemicamente tarefas e estratégias a fim de potencializar o conhecimento organizacional. Verifica que as práticas de Gestão do conhecimento existem em quantidade, para que possam atender as necessidades conforme o contexto da organização, além de identificar, selecionar e validar, capturar, organizar e armazenar, compartilhar, aplicar e criar conhecimento, porém, não existem pesquisas que conduzam a aplicação dessas práticas no ambiente público. Aponta como resultado o levantamento de vinte e sete práticas que melhor se encaixam ao objetivo desta pesquisa, que são a base para o desenvolvimento de uma metodologia para criação do ambiente compatível com a estrutura, valores e cultura da esfera pública. O conjunto das práticas que podem ser aplicadas no Setor Público podem ser: o Benchmarking, a Gestão de propriedade intelectual, o Mapeamento de Processos, a Memória Organizacional, o Balance Scorecard e o Coaching. Estas práticas podem contribuir para resguardar o conhecimento e possibilitar melhorias nos processos. Observa, também, que as práticas de gestão do conhecimento contribuem para criar diretrizes relacionadas a preservação do conhecimento, estratégias de planejamento e tomada de decisão contribuindo para a qualidade dos serviços prestados a sociedade. Conclui que é necessário o aprofundamento dos estudos, aplicando uma pesquisa empírica junto a instituições públicas.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Administração Pública, Práticas de Gestão do Conhecimento