OS SISTEMAS DOS ESPAÇOS LIVRES E A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PARANÁ (SEL-RMC)

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Aluno de Iniciação Científica: Louisy Cristina Vidal Spak (IC-Voluntária)

Curso: Arquitetura e Urbanismo (MT)

Orientador: Alessandro Filla Rosaneli

Colaborador: Nicolie de Brito Duarte, Letícia Winkert, Camila Lombardi

Departamento: Arquitetura

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 60404000


RESUMO

A investigação faz parte da pesquisa "Os sistemas dos Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil – o Caso da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná (SEL-RMC)". O recorte deste trabalho abrange o Núcleo Metropolitano de Curitiba formado pelos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Dentre a variedade de espaços livres presentes na estrutura urbana das cidades brasileiras, a pesquisa principal optou pelo estudo dos espaços livres públicos, em especial as ruas, devido a sua importância para o desenvolvimento da esfera pública e de sua maciça presença no espaço urbano. Dentre os tipos de ruas existentes, investigam-se as "ruas centrais" dos núcleos urbanos, por serem recortes passíveis de comparação entre todos os municípios supracitados, estudadas em seus aspectos físicos, sensoriais e comportamentais. O estudo das ruas foi dividido em quatro partes: história da estruturação espacial; a rua percebida fisicamente; a rua percebida sensorialmente e a rua vivida socialmente. A rua escolhida em São José dos Pinhais para análise foi a XV de novembro, entre as ruas Sete de setembro e Tenente Djalma Dutra, trecho fechado para a circulação de pedestres apenas. Como características a rua possui intensa atividade comercial e presença maciça de pedestres. Quanto aos aspectos físicos ligados à circulação de pedestres, como situação das calçadas e quantidade e qualidade do mobiliário e vegetação, a rua em geral foi bem avaliada pelos usuários, através de questionários aplicados pelos pesquisadores. Apesar da avaliação positiva, alguns aspectos negativos foram apurados durante as visitas à campo, como a poluição visual nas fachadas dos estabelecimentos comerciais, falta de lixeiras e de pára-ciclos e acessibilidade precária. Quanto ao município de Quatro Barras a rua escolhida foi a Dom Pedro II, entre as ruas Antônio Ferreira Alves e a Catarina Knapki. Esta rua possui intenso tráfego de veículos e atividade comercial, com grande exposição seus produtos na calçada e ruídos devido à propaganda. A avaliação feita pelos pedestres foi em geral positiva em todos os aspectos, comunicação visual, conforto e segurança associados à mobilidade, limpeza e ruídos. O material coletado foi levado para o laboratório de pesquisa e como resultado serão apresentados mapas, esquemas, fotos, gráficos temáticos e textos que indiquem a situação das ruas quanto aos seus aspectos físicos, sensoriais e comportamentais.

Palavras-chave: Rua, Esfera Pública, Paisagem Urbana