ESTRATÉGIAS DE CONCORRÊNCIA E DE CRESCIMENTO NA INDÚSTRIA DE AGROTÓXICOS

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Aluno de Iniciação Científica: Fabiano Dal-Ri (PIBIC/CNPq)

Curso: Ciências Econômicas (M)

Orientador: Victor Manoel Pelaez Alvarez

Departamento: Economia

Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Área de Conhecimento: 60307005


RESUMO

O objetivo deste projeto de pesquisa é o monitoramento da indústria de agrotóxicos em nível mundial, incluindo seu crescimento e transformação. Globalmente, as 13 empresas mais importantes do ramo podem ser classificadas em integradas (Basf, Bayer, Monsanto, Dow, Dupont e Syngenta) e especializadas (Arysta, Cheminova, United Phosphorus, Sumitomo, FMC, Nufarm e MAI). As integradas constituem o núcleo de uma estrutura oligopolizada de mercado, responsável por cerca de 70% das vendas mundiais. Essas empresas se caracterizam por realizarem elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes ativos, cujas patentes combinadas com as marcas permitem a obtenção de lucros extraordinários de monopólio. As especializadas, responsáveis por cerca de 20% das vendas mundiais, limitam-se à fabricação de produtos com patentes vencidas (equivalentes), atuando nas franjas do mercado, onde predomina a concorrência via preços. O crescimento externo das empresas integradas tem-se caracterizado fundamentalmente pelas aquisições de empresas do ramo de sementes, em uma estratégia de gestão de ativos complementares, baseada na combinação de agrotóxicos e sementes resistentes a eles ou com efeito agrotóxico. Já o crescimento externo das especializadas limita-se principalmente na aquisição de empresas menores de agrotóxicos e de linhas de produtos das empresas integradas. No segmento das empresas especializadas, destaca-se a participação crescente de empresas chinesas, que passaram a liderar as exportações mundiais, em peso, no final dos anos 2000. Nesse mercado, as variações conjunturais, que influenciam o desempenho de curto prazo das empresas, estão associadas ao comportamento do clima, ao câmbio, à ocorrência de pragas nas lavouras, ao preço das commodities e ao custo das matérias primas. Os dados do trabalho são obtidos em uma revista especializada do ramo (Agrow Magazine) e nos relatórios financeiros das empresas, notadamente no que tange a faturamento global, distribuição geográfica das vendas, acordos, fusões, aquisições e gastos com P&D.

Palavras-chave: Agrotóxicos, Estratégias de Crescimento, Concorrência