AVALIAÇÃO DOS PORTAIS TURÍSTICOS GOVERNAMENTAIS QUANTO AO SUPORTE À GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DAS CIDADES E ESTADOS SEDES DA COPA DO MUNDO 2014

0995

Aluno de Iniciação Científica: Clara Kamilla Batista dos Santos (PIBIC/CNPq)

Curso: Turismo (N)

Orientador: Alexandre Augusto Biz

Departamento: Turismo

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 60000007


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar as melhorias dos portais turísticos das cidades e Estados sedes da Copa do Mundo de 2014 quanto a capacidade de gestão do conhecimento, comparando-os com os resultados da pesquisa realizada entre agosto de 2010 a julho de 2011 (projeto de Iniciação Científica UFPR/TN). Com crescimento médio superior a da economia brasileira o setor de turismo vem a ganhando destaque e importância. Com perspectiva de crescimento ainda maior devido à ocorrência dos mega eventos esportivos nos próximos anos – Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 – tem-se a preocupação em posicionar o Brasil entre os principais destinos turísticos internacionais. Para tanto, ressalta-se a necessidade de disponibilizar informações sobre o destino e desta maneira despertar interesse da demanda potencial. Encontra-se na Internet o meio mais eficiente e eficaz de alcançar maior quantidade de pessoas, melhorar a comunicação com elas e divulgar e promover novos serviços e produtos, utilizando principalmente portais turísticos (websites) estes meios podem ser atingidos. Para sanar essa necessidade que surge por parte dos turistas potenciais é valido utilizar os benefícios que a Gestão do Conhecimento (GC) pode oferecer como ferramenta de suporte a estas informações. Realizada em fases diferentes, a pesquisa iniciou com a construção de embasamento teórico através de pesquisa de caráter exploratória e posteriormente descritiva. As coletas e análises dos dados quantitativos e qualitativos foram realizadas em oito etapas entre os meses de fevereiro a junho de 2013 através de questionário baseado na metodologia de Biz (2009). Percebeu-se deficiências quanto ao uso dos portais turísticos como ferramenta estratégica para tomada de decisões, falta de integração entre os envolvidos no processo e do uso de ferramentas de tecnologia e de gestão entre os órgãos e Secretarias criadas para desenvolver planos e ações de assuntos relacionados a Copa do Mundo de 2014, tais falhas também foram identificadas nos resultados da pesquisa anterior. Isso revela um fato preocupante para o cenário virtual que esta sendo vivenciado, pois, pouco tem sido feito para melhorar a utilização dos portais turísticos como canal de promoção, divulgação e comercialização online. Como sugestão para projetos futuros destaca-se a importância das mídias e redes sociais para a promoção online de destinos turísticos e a necessidade de aplica-lo de maneira que se torne possível tirar proveito dessas ferramentas que viabilizam interação e contato direto com o consumidor final.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Portais Turísticos (Websites), Copa do Mundo FIFA 2014