MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

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Aluno de Iniciação Científica: Andressa Honorato (PIBIC-AF/CNPq)

Curso: Administração (M)

Orientador: Maria do Carmo Duarte de Freitas

Colaborador: Taiane de Souza

Departamento: Ciências e Gestão da Informação

Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Área de Conhecimento: 60000007


RESUMO

O estudo trata da investigação de diversas abordagens existentes acerca de competências no que tange a gestão por desempenho e mapeamento de competências necessárias ao exercício da função de docência, buscando aplicar de forma prática os conceitos e teorias desenvolvidas por estudiosos do assunto, bem como metodologias existentes. O foco da investigação está em: Como mapear as competências dos docentes em estágio probatório na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e identificar as lacunas existentes. Essa questão remete ao objetivo do estudo que propõe o mapeamento das competências presentes e das que são necessárias aos docentes para o exercício de suas funções, bem como a utilização de técnicas de avaliação de desempenho visando a obtenção de dados quantitativos acerca de seu desempenho, a fim de desenvolver um modelo de educação continuada para a aquisição e/ou desenvolvimento de competências inerentes à profissão. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, está subdividida em cinco (5) fases que preveem a realização de entrevistas com docentes em estágio probatório do curso de administração da UFPR, aplicação de questionários por amostragem, levantamento documental para fundamentação do estudo com base no programa de qualificação da universidade e em conformidade ao modelo de gestão por competências e desempenho do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), análise dos dados coletados e, por fim, a elaboração de um protótipo de educação continuada. A conclusão do estudo se dá com o desenvolvimento do protótipo de educação continuada modelado por competências a ser aplicado primeiramente nesta instituição de ensino, empregando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) no processo de educação à distância, resultando na qualificação dos servidores públicos e em melhorias na qualidade da educação no ensino superior.

Palavras-chave: Mapeamento de Competências, Avaliação do Desempenho, Formação Continuada