USO DE MODELO PARA TREINAMENTO DE AUXILIARES VETERINÁRIOS NA TÉCNICA DE COLETA DE SANGUE EM CÃES E GATOS RESULTADOS PARCIAIS.

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Aluno de Iniciação Científica: Caroline Ramos Bittencourt (Pesquisa voluntária)

Curso: Medicina Veterinária - Curitiba (MT)

Orientador: Simone Tostes de Oliveira Stedile

Colaborador: Rafael Stedile, Camila Lopes Ribeiro, Clara Alita Ponczek

Departamento: Medicina Veterinária

Setor: Setor de Ciências Agrárias

Área de Conhecimento: 50500007


RESUMO

A constante discussão sobre o uso de animais no ensino está relacionada com a criação de métodos alternativos tão eficientes quanto o uso de animais vivos. O objetivo do trabalho foi apresentar modelos artificiais de baixo custo como apoio didático às técnicas de punção venosa em pequenos animais no treinamento de auxiliares de veterinária, proporcionando o conhecimento dos materiais utilizados e a técnica correta, evitando que os animais sejam manipulados por pessoas inexperientes ou de forma desnecessária. Para a construção dos modelos, foi utilizado material barato e de fácil aquisição, como madeira, tubos de látex, bandagem elástica, esparadrapo e equipos para soro. As técnicas de coleta incluíram punção por seringa e agulha, tubos à vácuo, administração de fármacos com seringa e agulha e introdução de cateter para fluido. Foi aplicado um questionário para 8 auxiliares com 4 perguntas sobre os temas: experiência de coleta anterior com animais ou pessoas, efetividade dos modelos e do treinamento e opiniões pessoais sobre o modelo. Dos participantes, 5 (62,5%) já tinham experiência anterior com coleta de sangue, ; 100% responderam que o treinamento ajudaria na coleta com um animal vivo. Em uma escala de 0 a 5, sendo 0, pouco útil e 5, muito útil, 62,5% (5) deram nota 4 ao modelo, 25% (2) deram nota 5 e 12,5% (1) deram nota 3, com média geral de 4,1. Na avaliação subjetiva, três pessoas apontaram como ponto forte do modelo o ensino da forma correta de punção venosa, também três pessoas definiram como sendo a forma de aprendizado positivo. Foram também citados como pontos positivos a simulação da realidade e o fato de poupar o animal. Como pontos fracos duas pessoas apontaram a textura do modelo, três não apresentaram nenhum ponto fraco no modelo e 37,5% (3) definiram outros pontos fracos. Os três modelos foram desenvolvidos para contribuir no aprendizado das técnicas de punção venosa e não substituem o uso de animais vivos, mas auxiliaram os profissionais a melhorar seu desempenho em coletas de sangue. Este treinamento prévio aumenta a experiência e a confiança do profissional. O modelo, sendo barato e de preparo rápido com material de fácil aquisição, pode ser confeccionado por qualquer profissional, servindo como alternativa de aprendizagem para o uso de animais no ensino.

Palavras-chave: Punção Venosa, Ensino-Aprendizado, Habilidades Clínicas