ADAPTAÇÃO CULTURAL DO DEVELOPMENTAL COORDINATION DISORDER QUESTIONNAIRE 3-5: RESULTADOS PRELIMINARES

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Aluno de Iniciação Científica: Ian Santarem de Oliveira (Pesquisa voluntária)

Curso: Terapia Ocupacional (MT)

Orientador: Ana Amélia Cardoso Rodrigues

Departamento: Terapia Ocupacional

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40800008


RESUMO

O Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação (TDC) prejudica diretamente o desempenho ocupacional das crianças, impedindo-as de participar de forma competente nas atividades esperadas da infância. Este transtorno acarreta ainda sérios problemas secundários que podem se estender à adolescência e a vida adulta. Por isso a importância da detecção e intervenção precoce, pois quanto antes for tratado, melhores serão os resultados da intervenção. O Developmental Coordination Disorder Questionnaire 3-5 (DCDQ 3-5) é um instrumento desenvolvido para a detecção precoce do TDC em crianças de idade pré-escolar, onde os pais preenchem comparando o desempenho de seu filho com o de outras crianças da mesma faixa etária, considerando atividades do cotidiano da criança. O objetivo deste trabalho foi verificar se o questionário detecta diferenças de desempenho em crianças de 3 e 4 anos com e sem suspeita de TDC. Para isso, foram convidadas a participar do estudo cinco escolas particulares, sendo que somente três delas aceitaram. Foram entregues 68 questionários para os pais de crianças com e sem suspeita de TDC, sendo estas últimas indicadas pelos professores/pedagogos da escola, porém apenas 27 questionários retornaram respondidos (39,7%), sendo somente cinco de crianças com dificuldades motoras. Para análise dos dados foi usado o pacote estatístico Statistical Packpage for the Social Sciences SPSS, versão 17.0. Para examinar se havia diferenças significativas entre os grupos com e sem TDC, foi utilizado o teste Mann-Whitney, considerando o nível de significância de 0,05. Os resultados apontaram que não há diferença significativa entre os dois grupos de crianças, pois os valores de p não foram menores que 0,05 (p = 0,405 para crianças de 3 anos e p = 0,659 para crianças de 4 anos). Estes resultados preliminares serão integrados à pesquisa de validação do DCDQ 3-5 no Brasil, para posterior comparação transcultural das versões do questionário preparadas nos diversos países que estão envolvidos no projeto de tradução e adaptação cultural do DCDQ 3-5.

Palavras-chave: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Detecção Precoce, DCDQ 3-5