A GESTÃO NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR À SAÚDE: SUGESTÕES DE APRIMORAMENTO.

0683

Aluno de Iniciação Científica: Andressa Gabriele Lepinski (PIBIC/CNPq)

Curso: Enfermagem (MT)

Orientador: Maria Ribeiro Lacerda

Colaborador: Ana Paula Hermann, Márcia Martins de Souza dos Santos

Departamento: Enfermagem

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40406008


RESUMO

O cuidado domiciliar (CD) tem como objetivo promover a assistência a pessoas de qualquer idade em sua residência e para que tal objetivo seja alcançado é imprescindível que se tenha conhecimento da realidade de cada paciente. O CD é uma modalidade que oferece à família e ao indivíduo um atendimento integral e tem como objetivo a promoção de conforto, qualidade de vida além de oferecer a promoção do autocuidado. Com uma maior demanda de pessoas assistidas no domicílio torna-se necessário a atuação de gestores capacitados na área. Os processos de gestão e gerência têm como foco de atuação assegurar à população o acesso ao serviço de saúde que visa o atendimento de forma integral, incluindo o CD. Diante dos resultados obtidos nesse projeto de pesquisa constataram-se algumas lacunas no processo de gestão nessa área, portanto tem-se como objetivo explicitar sugestões de aprimoramento da gestão em CD à saúde a partir do apreendido sobre a vivência dos gestores dessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), tipo de pesquisa que constrói teoria, pois identifica, desenvolve e relaciona conceitos a partir dos dados. Tendo em vista o objetivo deste trabalho foram elencadas algumas sugestões para aprimoramento da gestão em CD, a citar: possibilidade dos cursos de graduação da área da saúde oportunizarem aos acadêmicos a vivência e o aprendizado sobre o CD, ressaltando a necessidade dos profissionais investirem em educação permanente que tem como propósito a capacitação do indivíduo visando aperfeiçoamentos, conhecendo também as legislações relacionadas ao CD; motivação dos profissionais na participação em reuniões de equipe; fornecer ao paciente e seus familiares informações sobre as redes disponíveis além de conscientizar os profissionais que o trabalho em rede traz benefícios para a população; maiores investimentos no transporte a ser utilizado pelas equipes que realizam o CD, pois o acesso aos domicílios muitas vezes é uma barreira para o desenvolvimento do CD; implantação de mais equipes do Programa Melhor em Casa para que mais pessoas possam usufruir do CD. As sugestões citadas vislumbram a possibilidade de um melhor trabalho para os gestores em saúde, de forma a contribuir com a satisfação das necessidades da população no atendimento domiciliar.

Palavras-chave: Assistência Domiciliar, Gerência, Saúde