FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: CONHECIMENTO DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE E CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

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Aluno de Iniciação Científica: Ana Carla Lemos Hipolito (IC-Voluntária)

Curso: Enfermagem (MT)

Orientador: Aida Maris Perez

Colaborador: Alyni Cristiny Dobkowski, Maythe Pacheco da Silva, J

Departamento: Enfermagemessika Rodrigues Rocha

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40400000


RESUMO

Aborda-se a formação gerencial do enfermeiro como fundamental à atuação profissional, considerando-se que as dimensões assistencial e gerencial se complementam. Objetivou-se analisar o conhecimento sobre a formação gerencial do enfermeiro, produzido em periódicos científicos, entre 2001 e 2011; e identificar as concepções de discentes dos vários semestres da graduação em enfermagem de uma universidade pública acerca da dimensão gerencial no trabalho do enfermeiro e oportunidades propiciadas para a sua formação gerencial. O trabalho compôs-se de duas etapas anuais: primeiro, uma revisão integrativa, com coleta de dados focada no conhecimento produzido sobre a formação gerencial do enfermeiro entre 2001 a 2011, com busca nas bases LILACS, Medline e SCIELO, em que foram encontrados 343 artigos e selecionados 14 para compor o projeto. Na segunda etapa foram aplicados 120 questionários em discentes entre o 3º e 10º semestres do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública. A partir dos dados obtidos, verificou-se que já no 3º semestre, apesar de não cursarem a disciplina de Administração, houve contato superficial com alguns conteúdos teóricos: liderança, comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisão, gestão do tempo, resolução de conflitos, mudança, sistemas de informação, planejamento em saúde/enfermagem, educação continuada/permanente, recursos humanos físicos e materiais, auditoria, supervisão. Com relação às situações voltadas a gerência, 63,2% dos discentes do 4º, 5º, 6º e 7º período, mesmo não tendo passado pela disciplina de Administração, conseguiram perceber situações relacionadas à gerência, principalmente durante as práticas hospitalares. Já os 39 discentes do 8º, 9º e 10º período, que cursaram a disciplina, identificaram situações relacionadas à gerência principalmente nos hospitais (66,7%), unidades básicas de saúde (48,2%), distrito sanitário (43,6%) e unidades de saúde da família (35,9%). Nas aulas práticas, os discentes do 3º ao 7º período assinalaram baixa frequência da realização de ações ligadas à prática gerencial durante outras disciplinas e aqueles que cursaram a disciplina de Administração demonstram um aumento gradual na realização das atividades gerenciais. Observou-se nas respostas de 117 (97,5%) discentes dos vários semestres, que se sentem despreparados para atuar na área gerencial em relação a habilidades (78,8%), conhecimento (68,4%) e atitudes (54,7%), mesmo após vivenciarem conteúdos teóricos, práticos, estágios curriculares e outros. Estes dados devem subsidiar a avaliação curricular do Curso.

Palavras-chave: Discentes, Gerenciamento, Enfermagem