O USO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS E ARTÍSTICAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

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Aluno de Iniciação Científica: Juliana Cassol Bastos (IC-Voluntária)

Curso: Terapia Ocupacional (MT)

Orientador: Milton Carlos Mariotti

Departamento: Terapia Ocupacional

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40000001


RESUMO

Introdução: A utilização de atividades artísticas e expressivas como instrumento de avaliação e intervenção em Terapia Ocupacional na área de saúde mental é bastante frequente na prática. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura nacional sobre o tema, bem como verificar a percepção de usuários sobre o tema. Material e método: O presente estudo utilizou a abordagem qualitativa com caráter descritivo e exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para coleta de dados e análise temática para o tratamento dos mesmos. Os sujeitos entrevistados são participantes do Programa de extensão da área de Saúde Mental do Curso e Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. O estudo é parte da pesquisa aprovada pelo comitê de ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Paraná com o registro do Comitê de Ética e pesquisa em Seres Humanos do Setor de Ciências da Saúde da UFPR CEP: 1088.013.1103. Resultados e discussão: Os dados coletados foram classificados em categorias. A primeira categoria referiu-se a tipos de atividades artísticas, tendo sido elencadas as seguintes: Desenho, pintura, modelagem e música. A segunda categoria refere-se à autopercepção ao realizar a atividade, e foram citados os seguintes aspectos: prazer, concentração, bem estar, alívio e realização. A terceira categoria envolveu melhoras na saúde mental e foram citados os seguintes aspectos: distanciamento dos problemas relativos a doença, melhora da auto imagem, sentimento de aceitação, possibilidade de espaços para trocas de experiências, diminuição dos sintomas de seus transtornos, possibilidade de diversão, aumento da sua participação social e melhora no relacionamento interpessoal. A quarta categoria envolveu orientação da atividade pelo terapeuta ocupacional e foram apresentados aqui os seguintes resultados: possibilidade de liberdade de criação, possibilidade da utilização de diversos tipos de materiais, expressão de sentimentos e emoções e a presença/acompanhamento do Terapeuta Ocupacional. Conclusão: Foi possível perceber que a utilização das atividades expressivas e artísticas trouxe resultados positivos a esses indivíduos, sendo possível correlacionar com as teorias apresentadas pelos diversos autores Terapeutas Ocupacionais brasileiros citados neste estudo. Estas teorias corroboram por meio das experiências práticas dos autores sobre a utilização específica das atividades artísticas e expressivas como uma alternativa importante a ser aliada ao tratamento de indivíduos com transtornos mentais.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Atividade Humana, Saúde Mental