A ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: A CONTRIBUIÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

0567

Aluno de Iniciação Científica: Gilmara Gonçalves (IC-Voluntária)

Curso: Terapia Ocupacional (MT)

Orientador: Adriana Hessel Dalagassa

Departamento: Terapia Ocupacional

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40000001


RESUMO

Esta pesquisa tem como tema a contribuição do terapeuta ocupacional na análise de acessibilidade para a inclusão de alunos cadeirantes em um prédio do Campus II da UFPR, compreendendo que não somente o indivíduo precisa se adaptar ao ambiente, mas este também precisa se adequar ao sujeito. A partir disso, esta pesquisa qualitativa teve o objetivo geral de mostrar a contribuição do terapeuta ocupacional na análise de acessibilidade para a inclusão de alunos cadeirantes no prédio Dom Pedro I localizado no Campus II da UFPR. E como objetivos específicos: realizar revisão bibliográfica acerca da inclusão da pessoa com deficiência e a acessibilidade na universidade, legislação sobre acessibilidade e a educação inclusiva e contribuição do terapeuta ocupacional na análise de acessibilidade; realizar observação sistemática do prédio Dom Pedro I localizado no Campus II da UFPR; e comparar os dados obtidos durante a observação sistemática, com o que é previsto pela NBR 9050 e NBR 13994. A observação sistemática envolveu o uso de roteiro de análise elaborado pela autora da pesquisa, com as seguintes categorias: acesso e circulação externa, sanitários e circulação interna e uso do espaço universitário. A escolha do Campus seguiu mapeamento fornecido pelo NAPNE, sendo escolhido aquele com maior número de alunos cadeirantes. Já a escolha do prédio seguiu o critério de possuir maior número de cursos de graduação. Após a análise de acessibilidade observou-se que o transporte público, a calçada em frente à entrada do Campus, as vagas de estacionamento, os elevadores e a cantina encontraram-se acessíveis, assim como a biblioteca, ressalvo algumas situações devido à reforma do local. Foi encontrado apenas um telefone público acessível na entrada do prédio, além de apenas um sanitário adaptado, que se encontra adequado, exceto pela disposição de materiais de limpeza no local. Em contra partida, as rampas de acesso entre os pavimentos encontraram-se inacessíveis, além dos bebedouros, centro acadêmico, auditório, departamento e coordenação de curso. Na entrada do prédio sugere-se adequação de mobiliário e retirada do capacho ou colocá-lo embutido ao piso, para não oferecer riscos à segurança do cadeirante. Assim, afirma-se a necessidade de mudanças para promover acessibilidade, garantindo o direito de todos ao acesso ao ensino. Nesse contexto, o terapeuta ocupacional contribui na análise de acessibilidade buscando compreender as dificuldades dos indivíduos em cada ambiente, sugerindo modificações que visem funcionalidade, participação social e inserção no meio comum.

Palavras-chave: Acessibilidade, Terapia Ocupacional, Inclusão