POLOS GERADORES DE TRÁFEGO: ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE UM SHOPPING CENTER NA CIDADE DE CURITIBA.

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Aluno de Iniciação Científica: Giselle de Fátima Gronovicz (Pesquisa voluntária)

Curso: Engenharia Civil (MT)

Orientador: Márcia de Andrade Pereira

Colaborador: Mayara Arboite Joaquim

Departamento: Transportes

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 31003010


RESUMO

O sistema viário de uma cidade tem influência sobre a mobilidade urbana e sofre impactos quando se trata da construção de edificações, principalmente os chamados polos geradores de tráfego que aumentam a movimentação de veículos em seu entorno, como Shopping Centers, supermercados, escolas e terminais de ônibus. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa, ainda em andamento, é a realização de um estudo sobre a implantação de um Shopping Center situado na cidade de Curitiba afim de diagnosticar o real impacto de um empreendimento de grande porte, considerando que já existem outros polos geradores de tráfego na região da área de estudo. Para tanto, estão sendo desenvolvidas contagens volumétricas de tráfego e de pedestres nas vias próximas e nas entradas e saídas do Shopping. Também está em desenvolvimento o estudo de conversão à esquerda pelo Método de Webster e após esse levantamento serão aplicados questionários aos usuários para coleta da opinião do público sobre as principais dificuldades encontradas na região. Os horários e dias críticos de movimento foram escolhidos com base em informações fornecidas pelo próprio estabelecimento. Além disso, pretende-se coletar dados anteriores à implantação do empreendimento, para futuras comparações. Até o momento foi constatada a real situação de alto volume de tráfego (cerca de 9810 unidades de carro de passeio por hora ) e alto número de conversões à esquerda observados em um único retorno, sem faixa e semáforo exclusivos (cerca de 320 unidades de carro de passeio por hora), o que reflete a situação de conturbação no entorno do shopping com congestionamentos, infrações de trânsito e acidentes, por exemplo. No cálculo de volume de tráfego foram consideradas as ruas no entorno do Shopping, que influenciam diretamente no empreendimento, sendo o valor encontrado um número global. Ao final desta pesquisa pretende-se elaborar uma proposta de melhoria na região para diminuir os impactos causados por esse polo gerador de tráfego, aprimorando assim o tráfego local.

Palavras-chave: Polo Gerador de Tráfego, Shopping Center, Sistema Viário