O SISTEMA DE TRANSPORTE DE CURITIBA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO MÉTODO DEA.

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Aluno de Iniciação Científica: Jefferson Hishiyama da Silva (IC-Voluntária)

Curso: Engenharia Civil (MT)

Orientador: Márcia de Andrade Pereira

Colaborador: Jorge Guilherme Sommer Dovhepoly e

Departamento: TransportesLucas Lins de Vasconcelos Ruiz

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 31000002


RESUMO

Os residentes em uma cidade podem efetuar seus deslocamentos cotidianos utilizando-se de variados modais de transporte urbano, como o automóvel, a bicicleta, a moto, o meio a pé e os ônibus coletivos. Segundo Reck (2010), embora o transporte público não proporcione para o usuário a versatilidade do deslocamento door-to-door, ele apresenta como vantagem a economia financeira para o usuário e também a redução de espaço público para a sua efetivação, exigindo, por exemplo, menos de dez por cento em área viária quando comparado com o transporte privado. O pioneiro sistema de transporte público Bus Rapid Transit (BRT) de Curitiba implantado ainda na década de 1970 é uma referência mundial no âmbito do transporte em massa de pessoas, servindo como modelo para outros sistemas similares ao redor do mundo, como por exemplo, o TransMilenio da cidade de Bogotá na Colômbia. Entretanto, o sistema RIT (Rede Integrada de Transporte) de Curitiba necessita de uma reavaliação devido à saturação enfrentada pelo sistema atualmente. Desta forma, esta pesquisa, que ainda esta em andamento, objetiva compreender e analisar o sistema de transporte público curitibano, realizando uma análise de eficiência das linhas de ônibus que representam os maiores fluxos origem-destino entre bairros. Estão sendo realizadas 800 entrevistas nas nove regionais de Curitiba com o objetivo de obter os principais fluxos de pessoas através das linhas de ônibus entre os bairros. As entrevistas foram distribuídas proporcionalmente à população de cada área. Será utilizado o método DEA (Data Envelopment Analysis) para avaliar a produtividade destas linhas, considerando fatores como quilometragem percorrida por linha, tamanho da frota, número de passageiros transportados por dia útil e número de viagens. Espera-se com este estudo, que ainda esta em andamento, analisar a eficiência e produtividade das linhas de ônibus e assim, identificar possíveis falhas no sistema transporte público de Curitiba.

Palavras-chave: Sistemas de Transporte, Transporte Público, Método DEA