COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE RESOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO ENSALAMENTO DE TURMAS

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Aluno de Iniciação Científica: Marcos Paulo Grassi (IC-Voluntária)

Curso: Engenharia de Produção (MT)

Orientador: Cassius Tadeu Scarpin

Colaborador: Vitória Berté, Barbara Virginia Possiede,

Departamento: Engenharia de Produção Guilherme Vinycius Batista

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 30802008


RESUMO

Problemas reais relacionados à Pesquisa Operacional, em sua maioria, podem ser desenvolvidos de maneiras distintas, como por exemplo, através de métodos de programação linear ou com a utilização de heurísticas. Porém, a escolha da melhor forma de se chegar a uma resposta viável, seja pelo tempo necessário, pela dificuldade da realização ou pela eficácia do resultado, nem sempre é intuitiva e tampouco fácil. Desta forma, pode-se perceber a importância da realização de comparações entre resultados obtidos para o mesmo problema, através da utilização de diferentes métodos, visto que essas comparações permitem a escolha de um método mais efetivo para a realização de problemas semelhantes no futuro. O ensalamento de turmas é um típico problema de designação enfrentado por instituições de ensino, sua dificuldade se dá na existência de uma grande quantidade de turmas, seus tamanhos, suas necessidades específicas, como turmas de desenho ou laboratórios, e seus horários. Partindo deste princípio, foi desenvolvido um programa em VB.net que utiliza uma meta-heurística, denominada algoritmos genéticos, para o alcance de um resultado viável ao problema do ensalamento da Universidade Federal do Paraná. O intuito do desenvolvimento deste programa é a comparação da resposta encontrada com outros métodos de resolução, como a programação de modelos exatos em softwares, como o CPLEX e o LINGO, e a realização do ensalamento através de uma classificação, levando em consideração os tamanhos das turmas e das salas. Para o desenvolvimento do problema, foram considerados pesos relativos ao tamanho das turmas em comparação com o tamanho das salas, de forma que as turmas recebessem maior atratividade para salas que melhor as comportam. Além disso, foram considerados pesos relacionando os cursos com os seus blocos, de forma que quanto mais próxima a sala é do bloco onde se localiza o curso, maior é a atratividade para a turma. Para que pudesse ser realizada uma avaliação dos resultados, foram definidos pesos para os erros de ensalamento, ou seja, turmas ensaladas em salas que não as comportam receberiam um peso alto e turmas ensaladas em salas de blocos diferentes receberiam um peso, menor que o anterior. Desse modo, é possível comparar as respostas dos diferentes métodos utilizados para a resolução do problema, com o intuito de documentar essa comparação para facilitar a tomada de decisão em relação ao método que deve ser utilizado para a resolução de problemas semelhantes.

Palavras-chave: Comparação de Métodos, Algoritmo Genético, Ensalamento de Turmas