DADOS TERMODINÂMICOS DE MOTORES ALIMENTADOS A BIOCOMBUSTÍVEIS

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Aluno de Iniciação Científica: Vanessa Rossato Bach (PIBIC/Fundação Araucária)

Curso: Tecnologia em Biocombustíveis - Palotina (N)

Orientador: Carlos Henrique Coimbra Araújo

Departamento: Campus Palotina

Setor: Campus Palotina

Área de Conhecimento: 10603085


RESUMO

A situação energética atual tem estimulado pesquisas interessadas em combustíveis renováveis e não poluentes. Etanol e hidrogênio são atrativos devido ao baixo impacto ambiental que apresentam, e é a partir dessa perspectiva que a pesquisa foi realizada. Misturas de hidrogênio a outros combustíveis é uma excelente alternativa para melhorar o desempenho do motor e diminuir a emissão de gases poluentes. Uma das grandes vantagens em se utilizar o hidrogênio misturado e não puro é a redução nos problemas inerentes ao armazenamento dele dentro dos automóveis. No aspecto ambiental, temos um aumento na concentração de óxidos nitrosos à medida que a proporção em massa de hidrogênio é adicionada ao etanol, isto de deve à elevada temperatura de pico e pressão, além da redução de tempo necessário para a dissociação de NO em N2 e O2. Quando se trata de monóxido de carbono, suas concentrações diminuem conforme as porcentagens de hidrogênio aumentam na mistura com o etanol. Isto ocorre devido à redução de átomos de carbono na mistura do combustível e a elevada taxa de difusão do hidrogênio, o que auxilia no processo da mistura, e por consequência, uma combustão mais eficiente. Economicamente falando, o consumo de combustível diminui consideravelmente quando hidrogênio é adicionado na mistura. No presente trabalho, será mostrado que o hidrogênio pode ser usado como um combustível suplementar ao etanol em motores de combustão interna sem muitas dificuldades, o que resulta em uma melhora considerável no desempenho do motor e uma redução de componentes tóxicos nos gases de exaustão comparado com motores à gasolina ou etanol convencionais. Para tanto, é calculado o poder calorífico de uma mistura hidrogênio+combustível, para várias concentrações de hidrogênio, bem como é destacado o impacto prático para a região Oeste do Paraná e o estado como um todo.

Palavras-chave: Energias Renováveis, Hidrogênio, Etanol