10º Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO LEGADO E PROJETO

Realização: 02 a 04 de outubro de 2018

10ª SIEPE – SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO


É com imensa honra que a Universidade Federal do Paraná convida a todos para a 10ª edição da SIEPE – Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão. Este evento anual é promovido para divulgar as atividades e programas acadêmicos coordenados pelas diferentes Pró-Reitorias da UFPR, e nesta edição contará com o 17º Encontro de Atividades Formativas (ENAF), o 17º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC), o 26º Evento de Iniciação Científica (EVINCI) e o 11º Evento de Inovação Tecnológica (EINTI). Neste ano, o tema escolhido para a SIEPE é: A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO LEGADO E PROJETO.

Educação é direito do povo e dever do Estado. Mas não é qualquer educação. É a educação que se faz como um sistema, algo que, no tempo, tem início na educação infantil e se encerra na educação superior, mas que, concomitantemente, deve comportar trajetos formativos alternativos igualmente imprescindíveis. O caráter público da educação não se restringe, contudo, às origens dos seus fundos de financiamento. Ele se verifica da mesma forma na definição dos currículos, na composição das instâncias decisórias, no acesso aos meios educacionais, nos objetivos das práticas formativas etc. Educação pública é, em suma, a educação imersa na esfera pública, um espaço de interseção entre o estado e a sociedade.

A universidade pública brasileira tem como o seu principal desafio, nos últimos anos, incluir-se nesse grande esforço de construção de um sistema público de educação. Tradicionalmente vista como um privilégio das elites econômicas e sociais do país, a universidade pública pouco fez até o final do século passado para incorporar uma agenda mais ampla de compromissos sociais e culturais oriunda da esfera pública. A reforma universitária implementada há exatos 50 anos, representou um grande passo nessa direção. Com ela, extinguiram-se as cátedras e as congregações, e criaram-se os concursos públicos e os órgãos colegiados. Esta reforma mobilizava estudantes brasileiros desde a década de 1950, e repetiu a conquista dos estudantes argentinos que, em 1918, realizaram na Universidade de Córdoba a primeira grande reforma universitária de que se teve notícia.

Mas o legado dessas gerações de estudantes e universitários – cujo cinquentenário e centenário comemoram-se neste ano – precisa inspirar novos projetos. Há algo de inexorável no debate público sobre o destino das universidades brasileiras. Poucos, hoje, duvidam que novas reformas virão. Que sejam, então, para aprofundar a natureza e vocação pública da nossa universidade. Não apenas para fins de assegurar os recursos financeiros mínimos para a sua manutenção e aperfeiçoamento, mas para inseri-la na vanguarda da consolidação de um amplo sistema de educação pública, marca indelével de toda nação civilizada, soberana e inclusiva.

Ao escolher aprofundar essa discussão, a Universidade Federal do Paraná reafirma seu compromisso e sua missão de agente transformador da educação pública. Desejamos à todos os participantes da 10ª SIEPE um proveitoso evento, não apenas para divulgar seus trabalhos, mas também para engajarem-se nos inúmeros projetos de universidade pública em curso na UFPR, nos quais preparamos o nosso legado à futuras gerações.

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional – PROGRAD
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC

Contatos:

  • EVINCI/EINTI: ic@ufpr.br
  • ENEC: enec@ufpr.br
  • ENAF: enaf@ufpr.br