9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tema: Incertezas em tempos de crise: a Universidade como espaço de debate
Realização: 02 a 06 de outubro de 2017 

Curitiba: 03 a 04 de outubro no Campus Jardim Botânico
Palotina: 05 e 06 de outubro no Campus Palotina
Jandaia: 05 e 06 de outubro no Campus Jandaia do Sul

16º Encontro de Extensão e Cultura - ENEC

A Universidade Federal do Paraná apresenta à comunidade acadêmica o 16º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC). Dele participam bolsistas Extensão, bolsistas de Ações Afirmativas/Fundação Araucária, bolsistas PROEXT e não bolsistas de vários Programas e Projetos de Extensão, além de docentes, servidores técnico-administrativos e servidoras técnica–administrativas da UFPR, participantes externos e externas à Universidade, parceiros e parcerias dessas atividades.

Concomitantemente, acontece o 25º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 16º Encontro de Atividades Formativas (ENAF), o 10º Evento de Iniciação Tecnológica (EINTI). Todos compõem a 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).

Neste ano, o tema central é “Incertezas em Tempos de Crise: a Universidade como espaço de debate” e se sustenta na importância da Universidade como espaço de produção democrática de saberes e experiências que reflitam sobre os problemas da sociedade brasileira.

A Extensão é um dos pilares da formação universitária, realizada por meio de um conjunto de ações articuladas com a sociedade que devem estar indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa. É um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e/ou tecnológico e político, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade.

O escopo é a construção de conhecimentos que permitam a superação da desigualdade e da exclusão social, contribuindo para uma sociedade mais justa, ética e democrática. Os resultados das atividades extensionistas reafirmam e materializam os compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira.

As atividades de Extensão devem obedecer aos cinco princípios definidos pelo FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas: Interação Dialógica, Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na Formação do Estudante, Impacto e Transformação Social.

No ENEC, propomos um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências, com o objetivo de promover a socialização dos programas e projetos de extensão desenvolvidos na UFPR, por meio de apresentações agrupadas nas temáticas da Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho e que reflitam sobre os impactos das ações extensionistas desenvolvidas para a formação discente.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, as Comissões Organizadoras da SIEPE e do ENEC agradecem aos membros do Comitê Assessor de Extensão (CAEX), aos Coordenadores e Coordenadoras de Programas e Projetos e às suas equipes, pelo trabalho realizado e pela dedicação e compreensão da relevância do âmbito extensionista para a formação acadêmica desenvolvida na UFPR. Agradecem, ainda, a todos e a todas que apoiam de diversas formas a realização da SIEPE.

Pró-Reitor de Extensão
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

Coordenadora de Extensão
Prof.ª Dr.ª Maria Virgínia Filomena Cremasco

​​CONTATO
Tel: 3310 2619
Email: enec@ufpr.br

Trabalhos AprovadosCertificados 16 ENEC

Patrocínio: Apoio:

Midias
9ª SIEPE

saiba mais...

SIEPE 2017 © Todos os direitos reservados - desenvolvido por unigraf/proec - wmv