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Título
ESTUDO SOBRE O USO DO CINTO DE SEGURANÇA NA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Aluno: Mariana de Fátima Mielke - PIBIC/CNPq - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Alessandra Sant'Anna Bianchi - Departamento de Psicologia - Área de conhecimento: 70700001 - Palavras-chave: cinto de segurança; trânsito; prevenção.

Sabe-se que o trânsito é um dos principais motivos de mortes nos dias de hoje. Infrações de trânsito e desatenção de motoristas são alguns dos motivos que podem levar a esse alto número de mortes. O uso do cinto de segurança é um meio eficaz que atua na prevenção de acidentes com mortes ou ferimentos graves entre os usuários de automóveis. A importância do estudo reside no fato da necessidade de ter conhecimento sobre a efetiva utilização do cinto de segurança. Este é um tipo de dado utilizado por organizações governamentais como o Ministério da Saúde e supranacionais como a Organização Mundial da Saúde para monitorar as ações de prevenção de segurança viária no mundo. Este estudo teve como objetivo realizar um estudo sobre o uso do cinto de segurança pela comunidade da UFPR. Foi realizado um estudo observacional nos portões de entrada nos campi Jardim Botânico e Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. A coleta de dados foi feita durante os três turnos considerando os períodos de grande fluxo de entrada de veículos. O projeto teve quatro etapas. A primeira delas foi o mapeamento dos pontos a serem estudados, quando foram selecionados os campi que possuem estacionamento próprio, pois apenas dessa forma a observação poderia ser realizada com a comunidade universitária exclusivamente. Depois que o mapeamento foi concluído, os seguintes campi foram selecionados: Jardim Botânico, Centro Politécnico, Agrárias e Comunicação Social. Na segunda etapa foi realizada uma coleta da quantidade de fluxo de entrada de veículos. Foram utilizados contadores para mensurar o fluxo nas entradas dos campi durante todos os períodos que posteriormente seriam observados. Após a análise dos dados, concluiu-se pela manutenção apenas dos campi Jardim Botânico e Centro Politécnico, por terem o maior fluxo de veículos. Na terceira etapa uma equipe de seis alunos de iniciação científica passou por um treinamento para coleta de dados observacional, buscando alta consistência entre todos os pesquisadores, fator fundamental para um bom resultado. Finalmente, a quarta etapa, ainda está sendo realizada nos meses de junho e julho, consiste na a coleta de dados propriamente dita. Será realizada nos dois portões de entrada que cada campus. Os pesquisadores serão posicionados por uma hora ao lado da portaria de entrada, e os dados relativos a uso do cinto de segurança pelo condutor e carona do banco dianteiro. Os dados poderão ser utilizados tanto por órgãos de trânsito como pela universidade para o desenvolvimento de políticas públicas para aumento da segurança viária.