Apresentação

100 Anos da UFPR: da Integração a Indissociabilidade”  

A Universidade Federal do Paraná apresenta à comunidade acadêmica o Evento de Iniciação Científica pelo 20º ano consecutivo, e o Evento de Iniciação Tecnológica de Inovação em sua 5ª edição, nos quais participam bolsistas e voluntários de vários programas e projetos de pesquisa, extensão e ensino. Concomitantemente temos o 11º ENAF - Encontro de Atividades Formativas, o 11º ENEC - Evento de Extensão e Cultura e os projetos dos 100 Anos da UFPR que compõem a 4ª SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. E neste ano especialmente, durante a SIEPE teremos também a XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação da Universidade do Grupo Montevidéu.

Essa composição que busca demonstrar caminhos para congregar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na sua quarta edição traz o tema “100 anos da UFPR: da integração à Indissociabilidade”. Esse tema concretiza  várias possibilidades de pesquisar e ensinar, valorizando a missão da universidade em seus três pilares para além da simples integração.

Nos eventos de Iniciação Científica e Tecnológica a comunidade interna e externa pode verificar os avanços da Universidade quanto ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, além de verificar a sua participação nos diversos Programas subsidiados pelo Tesouro Nacional, CNPq, Fundação Araucária dentre outros.

Teremos nesse ano a apresentação de 1322 trabalhos, número muitas vezes superior ao apresentado no primeiro EVINCI, com 240 trabalhos, e no  décimo EVINCI foram 682 resumos apresentados. O aumento progressivo de inscritos reflete o esforço coletivo para a melhoria e expansão dos programas Institucionais na UFPR, que nos últimos anos foi impulsionado pela vontade crescente dos alunos em participar deste Programa, que é o mais antigo da Instituição.

Em relação aos trabalhos de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, percebe-se um expressivo aumento de trabalhos neste ano, não só pela participação do LACTEC como instituição-parceira, mas pelo expressivo aumento de  bolsas fornecidas pelo CNPq, resultado do incentivo governamental para esta modalidade de pesquisa em anos anteriores.

O livro de resumos do 20º EVINCI e 5º EINTI está separado em duas partes e foi publicado respeitando-se as divisões das áreas do CNPq. Os resumos estão dispostos em ordem alfabética por departamentos e nome de aluno, sendo: Ciências Exatas e da Terra (193 alunos EVINCI e 30 EINTI); Ciências Biológicas  (248 alunos EVINCI e 11 EINTI ), Engenharias (115 alunos EVINCI e 38 EINTI); Ciências da Saúde (178 alunos EVINCI e 11 EINTI); Ciências Agrárias (257 alunos EVINCI e 13 EINTI); Ciências Sociais Aplicadas(115 alunos EVINCI e 09 EINTI); Ciências Humanas(155 alunos EVINCI e EINTI 01) e Linguística, Letras e Artes(38 alunos EVINCI) e  Multidisciplinar (14 alunos EVINCI e 01 EINTI).

Todos os resumos foram avaliados pelos Comitês Setoriais de pesquisa quanto a sua forma e seguem padrões aceitos pela comunidade científica.

A Coordenação de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação agradece aos membros dos Comitês Setoriais de Pesquisa, a Comissão de Iniciação Científica, os membros do Comitê Assessor de Pesquisa, aos membros dos Comitês Externos de Avaliação, aos consultores ad hoc e a todos que avaliaram relatórios, resumos e projetos de pesquisa. A Instituição destaca e agradece aos orientadores sem os quais os programas institucionais de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação não teriam sucesso.

Agradecemos, ainda, a todos aqueles que deram apoio financeiro para a realização destes eventos, aos parceiros da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Pró-Reitoria de Graduação e da Comissão dos 100 Anos.

Nestes 20 anos de EVINCI queremos prestar homenagem a todos os Coordenadores de Iniciação Científica e funcionários que empenharam esforços para o crescimento desta Coordenadoria, em especial ao professor Quintino Dalmolin, coordenador do primeiro Evento de Iniciação Científica da UFPR.

Sergio Scheer
Pró- Reitor de Pesquisa e Pós- Graduação

Maria de Fátima Mantovani
Coordenadora de Iniciação Científica e Integração Acadêmica