Apresentação


A Universidade Federal do Paraná apresenta à comunidade acadêmica o 11º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC). Dele participam bolsistas Extensão, bolsistas de Ações Afirmativas/Fundação Araucária, bolsistas PROEXT e voluntários de vários Programas e Projetos de Extensão, além de docentes e servidores técnico-administrativos da UFPR e participantes externos à Universidade, parceiros dessas atividades.

Concomitantemente, acontece o 20º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 11º Encontro de Atividades Formativas (ENAF), o 5º Evento de Iniciação Tecnológica (EINTI) e as apresentações dos projetos com ênfase nos  100 Anos da UFPR. Todos compõem a 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).

Neste ano, o tema central é “100 anos UFPR: da integração à indissociabilidade”, buscando-se ressaltar a contínua construção desse princípio essencial e constitucional, para as atividades de nossa Universidade.

Na SIEPE, as ideias e os estudos desenvolvidos pela comunidade da UFPR em 2012 serão apresentados para os visitantes, como um significativo registro de dedicação e competência acadêmica. O ENEC apresentará 215 trabalhos, no formato de comunicações orais (sendo 32 na SIEPE Palotina), e 10 oficinas.

A troca de experiências e o debate, realizados na 4ª SIEPE, fortalecem e consolidam uma dimensão importante da formação acadêmica, por meio de Programas e Projetos, do comprometimento com a produção de conhecimentos, de sensibilização dos estudantes quanto ao seu papel, como profissionais e cidadãos frente as demandas e necessárias mudanças sociais.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, as Comissões Organizadoras da SIEPE e do ENEC agradecem aos membros do Comitê Assessor de Extensão, aos Coordenadores de Programas e Projetos e às suas equipes, pelo trabalho realizado e pela dedicação e compreensão da relevância do âmbito extensionista para a formação acadêmica desenvolvida na UFPR. Agradecem, ainda, a todos que apoiaram de diversas formas para a realização da SIEPE.

 

Elenice Mara Matos Novak
Pró-Reitora de Extensão e Cultura

Nadia Gaiofatto Gonçalves
Coordenadora de Extensão