Apresentação SIEPE

Apresentação


“Rumo aos 100 Anos da UFPR”


A Universidade Federal do Paraná apresenta à comunidade acadêmica o Evento de Iniciação Científica pelo 19º ano consecutivo, e o Evento de Iniciação Tecnológica e Inovação em sua 4ª edição, nos quais participam bolsistas e voluntários de vários programas e projetos de pesquisa.

Neste ano, além de alunos do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica e de Ações Afirmativas, temos os bolsistas de Ensino Médio, pela primeira vez presentes neste evento consagrado pela comunidade.

Concomitantemente acontece o 10º ENAF – Encontro de Atividades Formativas, o 10º ENEC – Evento de Extensão e Cultura e os projetos dos 100 Anos da UFPR que compõem a 3ª SIEPE.

Essa composição – que integra ensino, pesquisa e extensão na sua terceira versão – traz o tema “Rumo aos 100 anos: Integrando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, que corrobora com as várias possibilidades de pesquisar e ensinar, valorizando a missão da universidade em seus três pilares.

Na SIEPE as idéias acontecem, e a comunidade pode constatar os avanços da Universidade quanto ao desenvolvimento tecnológico e de inovação, além de verificar a sua participação nos diversos Programas subsidiados pelo CNPq.

Teremos nesse ano a apresentação de 1353 trabalhos. O aumento progressivo de inscritos reflete o esforço coletivo para a melhoria e expansão do programa na UFPR, que nos últimos anos foi impulsionado pelo quantitativo de bolsas disponibilizadas aos alunos tanto pela UFPR, quanto pelo CNPq e outras agências de fomento, nos diversos programas.

Em relação aos trabalhos de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, percebe-se um expressivo aumento, uma vez que houve considerável acréscimo de bolsas fornecidas pelo CNPq, resultado do incentivo governamental para esta modalidade de pesquisa.

O livro de resumos do 19º EVINCI e 4º EINTI está separado em duas partes e foi publicado respeitando-se as divisões das áreas do CNPq. Estão dispostos em ordem alfabética por departamentos e nome de aluno, sendo:
Ciências Exatas e da Terra (193 alunos EVINCI e 11 EINTI); Ciências Biológicas (207 alunos EVINCI e 9 EINTI), Engenharias (128 alunos EVINCI e 14 EINTI); Ciências da Saúde (197 alunos EVINCI e 01 EINTI); Ciências Agrárias (279 alunos EVINCI e 14 EINTI); Ciências Sociais Aplicadas (79 alunos EVINCI e 02 EINTI); Ciências Humanas (177 alunos EVINCI) e Lingüística, Letras e Artes (42 alunos EVINCI).

Esses resumos foram avaliados pelos Comitês Setoriais de pesquisa quanto a sua forma e seguem padrões aceitos pela comunidade científica.

A Coordenação de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação agradece aos membros dos Comitês Setoriais de Pesquisa, a Comissão de Iniciação Científica, aos membros do Comitê Assessor de Pesquisa, aos membros dos Comitês externos de avaliação, aos consultores ad hoc e a todos que avaliaram relatórios, resumos e projetos de pesquisa.